03 September, 2006

As primeiras vistas :-)

Link para o álbum (cliquem!):
As_1as_vista

Estas são as primeiras vistas! Lindas, de uma Paz que não consigo descrever, de um Sol que nos traz calor e energia e o que sentimos é algo semelhante a aconchego, que pertencemos a algo, que fazemos parte de um todo!

Cheguei a Seattle a meio da tarde do dia 3 de Agosto, e assim que saímos do avião, fui em direcção à 1ª etapa da chegada aos EUA: os serviços de imigração. Vistos e perguntas é com eles. Vários balcões conforme o local de onde vêm e o que vêm fazer. Basta ler e encontrar o balcão adequado a cada caso. Aquele que mais pessoas tinha era onde eu estava. No avião distribuem 2 documentos, um com o fundo branco para quem tem um visto especifico e outro de fundo verde para quem viaja sem visto. Como eu tinha o visto de estudante, fiquei com o branco. Preenche-se dentro do avião, com os vossos dados, a morada que têm nos EUA, o que vêm fazer e se têm alguma coisa a declarar. Nos balcões dos serviços, lá estão os respectivos senhores a controlar tudo, chamando um de cada vez e vendo todos os documentos (tive que levar os originais) e fazendo algumas perguntas: para onde vai, o que vem fazer, e assim sucessivamente. Tiram as impressões digitais e uma foto: "...and now, smile to the camera, please!" e já está! Foi bastante rápido- confesso que estava à espera que demorasse mais, mas não nos podemos esquecer que, quando lá cheguei eles já sabiam tudo sobre mim.
Passado esta etapa, vamos recolher as bagagens, e segue-se outra etapa de controlo de documentos , feito por 2 pessoas dos serviços devidamente identificados. Mais outra fila para as bagagens psaarem novamente e pela última vez pelo rx, e saímos desta zona condicionada, para ir para a zona pública do aeroporto e recolher definitivamente as bagagens. É engraçado os tapetes rolantes serem na zona de saída, mesmo junto às portas de saída do aeroporto, onde os carros param e as pessoas esperam. As portas de saída estão orientadas segundos os tapetes rolantes e estes segundo as companhias aéreas. Não há que enganar! Tapete rolante1: cpª A, B, C e D; tapete rolante 2: cpª E, F, G e H e assim por diante. As pessoas que vêm numa cpª específica é naquele tapete rolante que tem as suas malas e em mais nenhum. É um sistema que tem a sua lógica.
Como ainda tinha alguns minutos de espera pela Raivinhas (o meu contacto português aqui em Seattle) e estava esfomeada, resolvi sentar-me num dos cafés do aeroporto, com vista lá para fora, comer qualquer coisa e observar um pouco.
Deixei as malas mais pesadas numa mesa e lá fui até ao café. Começam aqui as primeiras indecisões de estarem num sítio que não é o vosso: O que comer, o que beber? Como é que funcionam as coisas? Olhei para o quadro (todos os cafés têm um quadro com as especialidades de cafés e chás e bolos que oferecem ao cliente, as quantidades e os respectivos preços - sempre naquelas unidades "manhosas"! ). Resolvi comer uma sandes de queijo (grande, tamanho único) e beber um sumo de cenoura sem corantes nem conservantes e biológico. Por
tudo isto pediram, arredondando por muito poucos 'cents' $10. "$10???!?!?!" pensei eu! bem.. resolvi dar o desconto de estar num aeroporto. Mas a realidade era outra: aqueles preços eram um indicativo do que eu iria encontrar dias depois.
Sentei-me e enquanto comia, observava aquele movimento típico de um aeroporto, onde as portas de saída davam para uma rua com 4 faixas num sentido único, e onde os carros estavam parados nas duas mais à direita, o mais perto da porta, para carregar e descarregar. Os carros fascinaram-me logo desde início!!:-)
Vocès nem podem imaginar o que isto é, só mesmo quem passou por este país! Os carros são tão diferentes, tão arredondados e grandes! Não se vêm carros pequenos, eu pensei logo: como reagiria um americano se visse um smart?? modelos europeus há poucos, ainda não vi um Peugeot! Alguns VW, muitos muitos Ford, Jeep, Buick, Toyota, etc, etc, etc. Muitas carrinhas também. Alguns monstros, tipo jipes, cujos pneus parecem ter mais de 1m de altura. E os camiões?? tal como nos filmes! eu tenho algumas fotos de carros (que tirei mais tarde e ainda hoje tiro!), vou colocar noutro 'post', vão gostar de ver! ;-)
E de sinais de trânsito também, são os meus preferidos!
Ainda hoje descobri uns fantásticos, colocados numas obras que estão a decorrer no final da rua onde moro, simplesmente deliciosos!:-))
E agora, segue-se o jantar, o meu 1º jantar na terra do tio Sam.

:**

1 comment:

natacha said...

por falar em comer??? qual o truque daquelas empadinhas de tofu???...

bjocas