07 September, 2006

Automóveis & Cpª

Link para o álbum Sinais & Cpa (cliquem!):
Sinais&Cpa

Este é o 'post' dos autoveis, vou desvendar um pouco mais destes veículos de 4 ou mais rodas! Estas figuras são uma amostra do tipo de carros que por aqui circulam. Numa delas, podem ver um eléctrico. Os autocarros são iguaizinhos, mas sem os carris. A rede de autocarros e eléctricos, denominada King County Metro, é enorme! Monstruosa, para dizer a verdade! Ainda vou demorar algum tempo a habituar-me a esta rede!:-))
Na universidade, existem várias paragens ao longo de todo o perímetro, no outro dia reparei quais os números dos autocarros que param lá. Imaginem: autocarro nº 855!! Tudo proporcional ao tamanho da cidade!
A característica comum entre os carros é que só têm 2 mudanças: a marcha-atrás e a 1ª para pôr o carro em andamento, mais nada! E claro, dois pedais: o acelerador e o travão. Autênticos carrinhos-de-choque! eheheh
Quando entrei num pela 1ª vez, lembro-me de pensar: "1ª, 2ª..... hummm.. não há 2ª, nem 3ª... e a velocidade a aumentar..., olho para os pedais - falta a embraiagem.... estes carros são esquisitos!" -> LUZ na minha cabeça!! sim, demorei! Vocês sabem lá, o ritmo alentejano apanha-se depressa!já deixei de ter neurónios alfacinhas lolol !!
Mesmo com carros "esquisitos", os americanos são muito civilizados na condução. E podem já imaginar, numa cidade grande, existem mesmo problemas de trânsito: hora de ponta, longas filas e estradas muito, muito movimentadas! Este padrão está em todo o lado!
Desde que cheguei, só ouvi duas 2x a buzina de um carro! Incrível, não é? :-D
A condução deles é igual à nossa, só algumas regras de trânsito é que são diferentes. Por exemplo, existem riscos contínuos duplos e tracejados a amarelo que não traduzem qualquer tipo de circulação temporária, mais definitivo impossível! O Amarelo determina!
Os camiões e autocarros têm o tubo de escape no tecto dos ditos, a apontar para cima, e os autocarros têm um sistema especial para pessoas deficientes, tipo um sistema hidraúlico ou algo do género (perdoem-me os entendidos nestas coisas da mecânica :-) ), e o autocarro diminui a altura do 1º degrau, do degrau da entrada, ficando mesmo ao nível do passeio onde estão as pessoas para entrar.
Quando se entra, cumprimenta-se o motorista e mostra-se o passe. Os nosso sstops dentro dos autocarros, aqueles botoes vermelhos (acho que agora são azuis) para carregar e acender a luz do stop não existem. Da 1ª vez que andei de autocarro, qd entrei foi logo a primeira coisa em que reparei e fiquei em pânico por não ver nenhum. Então: o que existe é um fio que percorre todo o autocarro, bem junto às janelas, e que ao puxarmos o fio, a luz do stop acende e lê-se "STOP REQUESTED".[vejam as fotos, reparem bem no fio junto às janelas!].
O Motorista também vai dizendo as paragens que o autocarro faz no seu percurso, do género: 103rd with 55th, ou 20th with Roosevelt, etc.
ah! outra coisa muito gira tb é que eles raramente utilizam a porta de trás do autocarro para sair, saem quase sempre pela frente, i.e. pela porta de entrada. Agora imaginem:
tudo parado no corredor do autocarro para sair, pela porta da frente. As pessoas do lado de fora para entrarem e eis que...o motorista levanta o braço, estica-o na direcção da porta de entrada e faz o sinal de 'aguentem aí, guys!', e então, obedecendo ao sinal, os que estão na paragem esperam que todos os passageiros do autocarro que querem sair, saiam! Absolutamente delicioso de ver, e funciona!! e nada de levar dinheiro a mais, as caixas para se comprarem bilhetes dentro dos autocarros recebem a quantia certa, em notas ou moedas. O motorista não dá troco se nós não levarmos a quantia exacta.Um viagem, só uma, pode custar entre os $1.25 e $1.5 dentro de uma certa região. Se formos para mais longe, custa $2.00.
Eles respeitam o peão acima de tudo, não se vêm carro estacionados em cima de passeios, é proibido e leva-se uma multa de deixar os cabelos em pé!Tb é obrigatório estacionar vários metros antes dos cruzamentos e antes das passadeiras ou sinais de peões. Tudo isto eles cumprem! Existem parques de estacionamento por todo o lado. Não há problema em deixar o carro.
Outra coisa curiosa é que as matriculas dos carros são compradas pelo dono do carro, não vem incluídas com o carro e é possível escolher o tipo de matricula que se quer e se se quer à frente e atrás. Muitos carros só têm atrás.
Outra curiosodade é que o novo Beetle da VW teve muito sucesso aqui! é vê-los passar, principalmente conduzidos por ladies! ;-) e de cores garridas.....
Taxis há muitos! yellow cab, green cab, orange cab (conforme a companhia a que pertencem)...... ainda não vi mais. Nas fotos está um yellow!
E outro carro amarelo, tão esquisito... não sei o modelo, mas ocorreu-me que fosse um 'Smart à Americano' ;-)).

até já!
:**

PS - Mr. Costa, conforme o seu pedido, estou atenta aos veículos que por aqui circulam! Se for apanhada ou presa por andar a fotografar os carros dos outros, vai pagar a fiança, ok??;-) ou pior, podem considerar "que não funciono bem da cabeça" e que desculpa irei dar?? contribua com sugestões, please!:-))

No comments: