07 September, 2006

O jantar - que surpresa!


O meu 1º jantar foi uma surpresa do princípio ao fim! A Raivinhas levou-me a jantar a um restaurante que gosta muito, de comida mexicana, na região Nordeste da cidade, o "Jalisco", mesmo perto de uns dos meus supermercados preferidos de produtos biológicos, o "Whole Foods". Assim que entramos recebo logo a indicação que temos que esperar por uns dos empregados, para nos indicar a mesa onde nos vamos sentar. Não me lembro de ver uma tableta com esta informação, mas vi em todos os outros onde tenho ido. Lá vem a senhora, muito simpática com todos nós (Surpresa 1). Gostei logo da atitude, educada e simpática, trouxe-nos o menu e perguntou-nos o que queríamos para beber. Respondemos água. Eu fui na onda, porque, diga-se a bom da verdade, a Surpresa 0 foi a rapidez com que estas pessoas falam! Hoje já estou habituada e consigo compreender quase tudo o que dizem, mas quando cheguei, tinha que pedir para repetir, era incrível!! lololol
Enquanto olhavamos para o menu, vieram as águas, em copos grandes, com gelo (Surpresa 2 - água é sempre com gelo! se quisermos sem gelo, temos que pedir), e uma palhinha, mais umas chips com dois molhos mexicanos, um que eu não me lembro o nome (perdoem-me os entendidos em comida mexicana, mas não é a minha especialidade), que era estrondosamente picante, até mudei de cor qd provei aquilo, lá foi quase meio copo de água, fria e tudo!! :-))
Pedimos, depois de eu ter pedido alguma orientação, acabei por escolher uma prato tipo burrito vegetariano, i.e. recheado com vários legumes. Esperamos pouco tempo, e a empregada uma simpatia, veio perguntar 2x se precisavamos de alguma coisa. Eu até comentei a atenção da srª. Ía tão mal acostumada. Há restaurantes, e vcs sabem bem que sim (infelizmente), que parecem que nos fazem um favor em servir a comida, enfim....:-)
E segue-se a Surpresa 3 - o prato!
Como é que eu vos vou descrever o prato, para vcs conseguirem imaginar o meu espanto? O prato era oval, tinha de diâmetro uns 35 cm (aproximadamente) e o burritos uns 25 cm (acho que era mais!) de comprimento e uns 10 cm de largura!
que horrorrrrrre! eheheheh, nunca vi uma "cousa tãã grande" (para lerem com sotaque alentejano). Pensei logo: como é que vou comer esta coisa? O meu estômago não dá para tanto! Todos os pratos da mesa eram semelhantes: grandes, enormes! tanta comida! nunca tinha visto tal coisa. Não admira que na sociedade americana se encontrem muitos obesos. Pudera! ter um estômago para aquela comida toda!:-)
Lá comemos o que conseguimos (este sensação foi universal), e quando terminamos, lá vem a srª empregada fazer a pergunta do costume (que eu descobri que é do "costume" porque a fazem em todo o lado, no final da refeição): "querem que traga uma caixa para levarem o resto da comida para casa?" e nós respondemos logo que siiiiimmmm!:-))
E lá vem a srª com 3 caixas brancas, daquelas que se vêm nos filmes, em cima das mesas da sala de estar, dentros dos frigorificos (essas mesmo!!), e onde colocamos a comida que sobrou. É um hábito dos americanos fazerem isto. A qualquer sobra de comida! E eu, toda contente, a experimentar coisas novas e hábitos novos.
E chegou a altura da conta ("the bill"). E aí reside a Surpresa 4. Ora, muito bem, vamos lá explicar como eles funcionam aqui. O total dos pratos foi x, a esse total é adicionada uma taxa entre os 10 e 20%, ou seja, o total real a pagar é 1,2x, mais a gorjeta ("tip"), que é o dobro da taxa cobrada à refeição. Para ser mais explicita: numa refeição de $30 (3 pessoas),a taxa é de $3 (aproximadamente) e a gorjeta de $6, no total quase mais $10 nestas brincadeiras!
grrrrrrhhh, esta parte já não gostei tanto. Eles vão-nos ao bolso de uma maneira rápida demais!!
E o pior, é assim em todo o lado, a gorjeta é sempre metade da taxa cobrada e os preços marcados não incluem esta taxa, vcs só a vêm no recibo, na conta final.
E esta hein?

PS - as figuras acima não são do 1º jantar, que infelizmente não tirei. São de um almoço mais recente, num restaurante tailandês (muito bom!), mas que ilustram bem aquilo que acabei de contar!;-)

No comments: