02 October, 2007

Pike Market Place

Cliquem no álbum:
Pike_Market_Place

mais fotos e videos!

--
Tcharammmmm ...finalmente!
ehehehe
mas .... devo vos dizer que o 'post' esta' bom... quer dizer esta' mais ou menos... bem nao esta' la' grande coisa....., pois esta' fraquinho, esta' fraquinho!
;-) familiar?
eheheh
--

Esta foi a minha 1ª ida a downtown - 'a baixa da cidade!
E nao foi la' muito facil.... mas no final gostei bastante de la' ter ido.

Estavamos em meados de Agosto de 2006, um verao quente, e a minha roommate da altura, na 25th Avenue Northeast (25th Ave NE) , tinha me dado uma serie de panfletos, mapas e sugestoes de visita e um dos panfletos tinha o top 10 dos locais para se visitar em Seattle. O Pike Place era um deles. O mercado dos agricultores mais antigo e mais conhecido em Seattle.
"The Soul of Seattle" comemorou 100 anos, em Agosto deste ano! Para eles e' muito tempo, é historico, para uma região que e' relativamente nova quando comparada com outras, como a nossa.

--
se estiverem interessados, deem uma espreitadela no link do Pike Place:
http://www.pikeplacemarket.org/frameset.asp?flash=false
'E um site engracado, com a localizacao - poderao ver a grandeza do espaco - tem novidades, eventos, fotos, historia, etc.
--

Depois de pesquisar na net sobre como ir la' ter, e ter estudado cuidadosamente o trajecto do autocarro que me ia levar la' e ter memorizado as ruas que teria que percorrer, sai' de casa para mais esta aventura.
Estava nervosa... :-) ja' me tinha apercebido que a cidade era bastante grande e naquela altura tinha sempre medo de me enganar na paragem de saida. Mas tive sorte, porque 80% das pessoas que iam no bus sairam na 'minha' paragem e o condutor do bus avisou que estavamos a chegar 'a Pike Street.
Com o mapa memorizado, virei logo 'a direita e depois de 2 quarteiroes estaria mesmo em frente ao Market. Assim que virei 'a direita para a Pike St, comecaram a passar por mim pessoas de aspecto duvidoso, mal encarados.
Pensei de imediato: "Ena! Nao estou numa boa zona...". Continuei sempre em frente e tentando aparentar um ar de que 'tudo era normal', cheguei ao quarteirao entre a 2nd Ave e a 1st Ave e ai' sim, meus amigos, foi durinho atravessar esse quarteirao!
Muitas pessoas de aspecto ainda mais duvidoso, a lembrar o auge do Casal Ventoso em Lisboa (foram muitos anos a morar em Campo de Ourique), quando a droga imperava e so' se via era miseria e desgraca.
Custou um bocadito :-), fiquei imediatamente nervosa, adrenalina no maximo devido ao perigo e eles aproximavam-se com coisas na mao, talvez a querem vender marijuana ou algo do genero, mas nunca olhei directamente.
Sempre de cabeca erguida tambem nao parei, mas instantaneamente levei a mao 'a mochila e nao a tirei de la' durante todo o passeio. So' me senti aliviada quando avistei no mesmo quarteirao pessoas 'normais', a circular na direccao oposta 'a minha e com expressoes faciais que deixavam adivinhar pensamentos muito semelhantes aos meus.
Mas nao ficou por aqui... a meio desse mesmo quarteirao, surge de um daqueles becos que vemos nos filmes americanos, becos escuros com caixotes do lixo e escadas de incendio, um carro da policia. Eu passava mesmo em frente a esse beco quando vi o Seattle Police car e foi ..... ve-los desaparecer!
Foi tao surreal que por um momento pensei que aquilo nao tinha acontecido, porque olhei para tras e o quarteirao estava..... deserto! Nao havia ninguem, so' uns poucos turistas, como eu.
Senti um alivio enorme quando cheguei aos semaforos da 1st Avenue. Muito movimentada... por pessoas normais na sua maioria. O Pike Market estava ali mesmo em frente.
(Vejam as fotos)
Como e' uma zona abundante de comercio, senti-me um pouco mais segura e la' fui relaxando aos poucos e andando no meio da multidao. Sim, por que da 1st Avenue nao da' para ver a quantidade de pessoas que circulam dentro do espaco do Pike Place a e grandeza do seu interior, com varios pisos, varias entradas, imensos restaurantes e lojas.
Levei umas boas horas a percorrer grande parte do edificio principal e nao fui aos andares de baixo, ao 3º e ao 4º, parece-me, por que vi a vista do 1º andar e quis imediatamente ir ao waterfront, a regiao de frente para o Puget Sound, onde passam os ferries.
Muitos turistas do Canada. Tudo muito loiro e bem disposto.:-)

Uma coisa que me surprendeu foi a confianca com que eles transportavam as mochilas 'as costas. 'E verdade! Eu vi inumeras pessoas de mochilas abertas e mal fechadas, numa multidao imensa de pessoas, de um para-arranca.
Eu so' pensei : "isto se fosse em Lisboa, era certinho e direitinho!".
A ocasiao faz o ladrao e ainda me lembro de uma vez, quando apanhei o electrico nº 28, de estarmos parados na paragem da Basilica da Estrela e o condutor virar-se para nos e dizer: "Vai entrar um carteirista. Tenham atencao!".
Dai' eu ter andando sempre com a mochila 'a minha frente ;-)).

Gostei muito do espaco, de ver bancas e bancas de flores, bancas e bancas de frutas e legumes e de outros produtos naturais. Foi o que mais me encantou, E me fez andar com um sorriso na boca imenso tempo, para ser sincera! A fruta entao.. aquelas cores, fruta que nao temos em Portugal, ou que nao vemos com tanta frequencia 'a venda.

O local do Pike Place termina numa especie de jardim, onde existe um dos muitos monumentos nativos, com uma zona de terraco onde temos vista directa para o Puget Sound e para 2 vias rapidas: a I99 e a Alaskan Way.

Antes de me dirigir ao Waterfront ainda parei na Perennial Tearoom, a casa de cha' mais conhecida no Pike Place, para tomar um iced tea :-), recuperar energias e estabelecer novas metas de visita.

Houveram duas situacoes muito engracadas nesta visita. ;-)
A 1ª esta' relacionada com uma das lojas ou bancas existentes dentro do Pike Place. Esta loja vende 'chouricos' ou 'paio', portanto algo do genero. Foi la' que vi, pela 1ª vez um 'Portugese Linguica'! eheheheh.. estava mal-escrito e a foto (esta' no 'album) foi tirada 'a pressa e nao 'e das melhores.. 'e que foi numa altura de 'gente 'a pinha' e fui literalmente levada pela multidao! :-)

A 2ª aconteceu quando eu andava a explorar a 1st Avenue. Existem lojas e restaurantes que pertencem ao Pike, mas que nao fazem parte do edificio central, estao nos quarteiroes que o rodeiam. Ora, andava eu num desses quarteiroes quando dou de caras com uma coisa tipicamente americana!! Um SHOW GIRLS!!
ehehehe (esta' no 'album esta foto), com umas cores assim para o rosa e umas pernas de mulher na parte da frente da casa, a publicitar os eventos. Tirei a foto e passei logo para esse lado do passeio, para ver mais de perto. Estava fechado, era hora de almoco, mas pude constatar que estavam na altura das enfermeiras - nesse noite havia concurso de fardas, com uma fotografia no cartaz para agucar os sentidos ;-)!
Pus-me logo a pensar o que nao seria dos doentes, se as Sras enfermeiras usassem saias tao curtinhas e decotes tao acentuados..... nao havia doente que resistisse!

E deixo-vos com o slogan da casa de Show Girls - em letras grandes e douradas, num ecra electronico, num ritmo intermitente, podia-se ler, vezes sem conta:
"RELAX...It's just SEX" !


Bom Feriado!
2f e' aqui.. que Maravilha! ehehehe

Hugs {**


PS - O proximo 'post sera' uma coisa diferente, uma escrita diferente de tudo o que tenho escrito aqui..... aguardem!

No comments: