12 October, 2007

Sapatinhos de Cinderela! ;-)

Tango Argentino

Este 'post' e' sobre Tango... Argentino! ;-)


Pois e'....esta vossa amiga decidiu dar asas, que e' como quem diz - deitar para fora, mostrar ao mundo :-) - uma das suas mais profundas paixões: a dança!

Para vos explicar como nasceu, temos que recuar no tempo, uns bons anos.
Venham comigo! (Follow me).

A danca faz parte de mim... tal como o ar que respiro. E' genetico, herdei o gosto e esta paixao dos meus pais. Esta'-lhes no sangue. Desde muito novos, habituados ao bailaricos das terras e das vilas do nosso interior, muitas foram as festas em que eles deram valentes pes-de-danca. Cresci sempre a ouvir musica e a ver os meus pais dancarem. Foram varias as reunioes de danca na cozinha, ao som do velho radio preto, que tinha um gira-discos, e que um dia me pregou um susto enorme quando comecou a deitar fumo.... foi o fim dele. :-)
Sempre houve musica la' em casa, sempre se deu asas 'a imaginacao. Ainda hoje, os meus pais dançam, e muito bem, nem os filhos, outra geracao, lhes chegam aos calcanhares.
Eu todos os dias oico musica, quando percorro os 27 blocks que separam a minha casa da universidade, quando vou ao supermercado, quando vou no autocarro, quando estou a escrever, quando estou a programar. Ao fim do dia, a danca entra. Sem ela nao sou eu... e' como um recuperar de energias, e' como voltar a mim, depois de um dia de constrangimentos sofridos. Quando nao danco algo nao esta' bem.. e e' serio.
Perco horas nisto, mas nao me importo... e' o meu modo de relaxamento, de deitar para fora aquilo que me sufoca e ao mesmo tempo de deixar vir 'a superficie aquilo que tanto me alegra e me faz feliz.

De todas as dancas, o Tango foi sempre aquela que mais me chamou a atencao. Tango e' intimidade, Tango e' elegancia, Tango e' cumplicidade, e' confianca que se tem com a pessoa com quem se danca, o nosso par, seja ele quem for. 'E uma expressao do que esta' ca' dentro, bem dentro da alma. 'E entrega, 'e percepcao, 'e sublime!
Por tudo isto, e fora do ambiente portugues onde muitas vezes se cai no enredo dos 'pares', decidi aprender aqui o Tango Argentino.
O meu amigo Lord enviou-me ha' uns tempos algumas musicas de Tango. Ouvi-as vezes sem conta, dancei-as, ao meu jeito, inumeras vezes, deixando a mente levar-me para um salao de baile, o chao de madeira envernizado, os sapatinhos de cinderela nos pes.... e um dia decidi-me: "Eu quero mesmo aprender a dancar isto!".

Ao final de 4 semanas de aulas, posso vos dizer que estou contente com os resultados! Ja' sei fazer o passo da foto, mas ainda nao consigo uma grande inclinacao, o equilibrio e' algo que tem que ser praticado e conseguido, mas o corpo, esse, ja' segue e se molda a cada passo que e' dado.

Existem dois tipos de pessoas no tango: os 'Leads' e os 'Follows'. Os 'Leads' conduzem e geralmente sao os homens que ocupam essa posicao devido essencialmente 'a sua estatura, os 'Follows' sao os que sao conduzidos e tem o maior 'trabalho' no Tango. Geralmente esta posicao e' ocupada pelas mulheres.
E porque? porque o Tango e' percepcao, e' um agucar dos sentidos e quem segue tem que observar o parceiro que conduz para saber que passo ele vai dar e para que lado ele vai avancar.
A Natureza dotou as mulheres (e nao foi por acaso) de uma maior percepcao de tudo o que as rodeia, dai' a posicao de 'Follow' se adequar mais a nos.

A turma do 1o nivel e' muito... peculiar!
Quando comecamos haviam mais mulheres do que homens, o que resultou numa serie de situacoes hilariantes! :-))
Uma destas situacoes, que ocorreu varias vezes, foi dancarem mulheres com mulheres. Ate' aqui nada de novo. Quantas vezes nos bailaricos nao vemos mulheres a dancarem com outras mulheres?
[estes homens, de hoje em dia, estao cada vez mais acanhados! :-p ]

O mais engracado destas situacoes e' a postura do 'Lead'. O 'Lead', no Tango, tem um outro papel fundamental alem de conduzir a danca. Ele e' o apoio para a 'Follow'. 'E no tronco do 'Lead' que a 'Follow' se apoia para encontrar o seu equilibrio e poder dancar, 'e no peito do 'Lead' que a 'Follow' se 'aconchega' e se entrega 'a musica.
Ora, as mulheres nao tem o tronco dos homens, as mulheres tem mamas, dai' ter sido bastante dificil conseguir dar qualquer passo que fosse com uma mulher a desempenhar o papel de 'Lead'. Eu desequilibrava-me sempre, era certinho e direitinho.
Ao longo destas semanas de aulas, foram exactamente as mulheres aquelas que mais desistiram. Os 3 homens continuam ate' hoje.

Os homens:

1) O "Homem de outra Galaxia" :-) alemao, altissimo e magro, uma autentica tabua, pes grandes, oculos grossos, de massa, prateados, cara meio para o quadrada. Experiencia basica de Tango. Simpatico e timido.
Dancar com ele e' sempre uma aventura ... para os meus pes! hehehehe e nao so'!
Vejamos: a regra basica das aulas e' a rotatividade. Segundo a Professora, diferentes 'Leads' ajudam a aprimorar as nossas capacidades de 'Follows', por isso, a cada passo novo, acontece a rotacao de pares. Ninguem danca com a mesma pessoa a aula inteira.

Na 1a aula, aprendemos a estar perto do nosso par, i.e. aprendemos a apoiar o nosso peito no tronco deles, sem usar os bracos. Alias, os bracos so' foram introduzidos ha' 2 aulas atras!
Ora, ninguem se conhecia de lado nenhum, excepto os 2 casais que ja' la' estavam. Agora imaginem o que foi encostar a cara na cara de um autentico desconhecido! Foi a confusao total! :-)))

Depois de umas quantas rotacoes, eu calho com o "Homem de outra Galaxia". Olhei para ele como quem olha para o ceu e pensei logo "Isto nao vai ser facil!" Ele e' tao alto, que os meus olhos ficam 'a altura das mamitas dele! hahahaha e depois e' tao magrinho que mal me consigo apoiar. Portanto, cara com cara estava fora de questao, por mais que eu me pusesse em bicos dos pes. Foi um horror nas primeiras vezes. 'E que estao a ver....ele encosta o queixo na minha cabeca e ainda tem que se curvar, mas so' um bocadinho.

Quando aprendemos a usar os bracos, eu estava a fazer par com ele... foi ca' um alivio, nem calculam! ;-)

Na ultima aula, a Professora e o Assistente, sao sempre eles os dois que exemplificam e nos corrigem os passos e a postura, ensinaram-nos que as mulheres dancam de olhos fechados. Nessa altura, eu tambem fazia para com o "Homem de outra galaxia", olhei para ele e saiu-me um "Oh Jesus!(em ingles)" acompanhado de um sorriso maroto, ele riu-se e disse: "Oh God!" Claro que nao consegui fechar os olhos... fica para a proxima aula.

2) O "Homem de Shangai". Como a propria alcunha indica, ele e' de Shangai. Um homem dos seus 30 e tal anos, um nadinha mais baixo que eu e com um tronco de 'ginasio' , ou seja, uns peitorais que faz favor! Simpatico, de sorriso aberto e com uma atitude muito profissional no Tango. Esta' sempre a corrigir-se. De todos 'e aquele que mantem a melhor postura, sem contar com o assistente - este 'e topo-de-gama! ;-)
Olhem que eu nunca gostei de peitorais muito salientes, mas no Tango dao um jeitao, principalmente quando nao se tem pratica!:-))
O assistente nao tem peitorais, mas sabe manter a postura e servir de apoio como ninguem.
Este dois sao os meus pares favoritos, i.e. sao aqueles com quem mais gosto de dancar, porque consigo apoiar-me neles, equilibrar-me e dancar uma musica do principio ao fim sem me enganar. Foi so' com eles que eu consegui fechar os olhos e entregar-me 'a musica. Foi muito bom, garanto-vos!!
Geralmente, quando a danca corre bem, no final eu bato sempre as palmas de tao contente que estou. A Professora tambem bate ao ver os seus pupilos a dancarem tudo correctamente. ;-)

3) O "Homem da Barriguita - The Belly Man". Por que e' que eu lhe coloquei esta alcunha? exacto, e' isso mesmo... tem uma barriga.
'E um homem dos seus 50 e poucos anos, oculos, pele clara, olhos azuis. Tem um ar bastante misterioso, chega sempre 'as aulas de bone' escuro na cabeca. Vem da salsa. Por que desistiu da salsa ninguem sabe. 'E simpatico e agradece sempre no final cada danca.
Tenho sempre alguma dificuldade em acertar passo com ele, principalmente por que ele sente-se inseguro, e isso nota-se, mas depois la' conseguimos organizarmo-nos. 'E aquele que mais me pisa os pes ... (suspiro) e que, quando dancamos, mais vezes paro por causa do engarrafamento gerado dos outros pares, com todos a convergir para o mesmo ponto da sala.

Na ultima aula, aprendemos, alem de fechar os olhos, a "how to squeeze our partner", o que em bom portugues significa, como agarrar e puxar para nos, de modo firme, nosso par. Ora, nessa altura, eu fazia par com o "Homem da Barriguita".
Foram as "follows" que comecaram.
Imaginem la' como 'e que nos "squeezamos"? passamos os nosso bracos por baixo dos bracos deles e agarramos firmemente as omoplatas! Fiquei esborrachada contra a barriga dele... desatei-me logo a rir hehehehe, depois dei uma desculpa 'a altura, assim para disfarcar. E agarradas 'as omoplatas deles, viramos para a direita ("turn right") que 'e um pouquinho mais complicado do que virar para a esquerda, porque mete cruzamento de pes.
Depois foi a vez deles.
Como 'e que eles nos "squeezam"? Pela forma como nos agarram, isto e', ele para nos agarrarem tem que passar o braco 'a volta da nossa cintura e chegar o maximo, que conseguirem, ao outro lado. Para atingirem o objectivo, eles tem que nos apertar. Os homens foram bastante mais discretos quando foi a vez deles. Levaram todos um ralhete da Professora.
Os melhores, nesta tarefa, sao o "Homem de outra Galaxia" por causa dos seus longos bracos e claro esta', o Assistente.

Uma 'ultima palavra para a Professora :-) muito simpatica, danca lindamente, com imenso estilo, ha' 4 anos no tango com varios tours pela Europa. Tem 20 e tal anos e e' de ascendencia mexicana. Um bocadito mais baixa que eu.
Tem uns sapatos para dancar o Tango lindooooos! lindosss! :-)

A ultima aula e' para a semana e depois mudo de nivel. Agora falta mesmo e' praticar e para isso tenho que ir 'as praticas, com todos os dancarinos de Seattle juntos. Clubes de tango aqui e' o que nao faltam, e os Professores da nossa escola estao sempre la'.

Desculpem la' tanto texto, mas eu sou assim mesmo ;-)

Um Boa semana para tds!
{**


PS- Digam la' se nao sao lindos? Serao a minha proxima aquisicao.. para poder estar 'a altura de dancar o Tango no Century Ballroom! ;-)














----------------
Now playing: Yo Yo Ma - Astor Piazzolla - Libertango

via FoxyTunes

1 comment:

valentina said...

esse sapato é supé sexy suzéna ;) mas para além do tango... deve ser dificil fazer alguma coisa com ele ;) boas (an)danças e olha... um homem com um bocadinho de barriga cheira-me que é pachorrento ;) ihih tb gosto de provocar!