21 February, 2008

O Eclipse!

Foi ontem and I was there!

Ontem, às 17h40m locais (1h40n UTC, do dia 21 de Fevereiro), deu-se nos céus um dos eventos mais bonitos em termos astronómicos e astrológicos:
O Eclipse de Lua Cheia. :-)

Mas ainda houve mais. Desta vez a Lua situou-se no meio de dois 'pontos' muito importantes: Saturno e a estrela mais brilhante da Constelação de Leão: Regulus.
O que significa que se pode observar a olho nu a sanduiche constituída por Saturno, a Lua Cheia e Regulus.

À hora de inicio, lá vou eu, num grande entusiasmo, escada acima, para o telhado e quando me viro para Leste dou... com a presença de uma camada de 'stratus' mesmo a esconder o acontecimento.
Ainda lá voltei acima umas 4x, mas depois desisti... até que 1h e tal depois começo a ver passar mesmo pelo meu gabinete dezenas e dezenas de estudantes e fiquei a pensar... pouco tempo depois o meu amigo de piso, o Terry, pára à minha porta e diz-me: 'Suséna! Lunar Eclipse NOW!'
e lá fomos nós ter com os 'undergrad' que lá estavam, no telhado.
Éramos quase 2 dezenas de pessoas!

Foi muito bonito, ainda lá ficámos a conversar, outros 'grad' students juntaram-se a nós, e podemos observar o fenómeno e o entusiasmo do pessoal.
Até fiquei assim para o 'orgulhosa', não pensei ver tanto entusiasmo por parte dos mais novos, não me lembro de ver tal coisa em Portugal.

Eles ficaram mesmo até ao fim, até a Lua aparecer de novo!

Valeu a pena, é dos raros momentos em que sentimos que fazemos parte de um TODO e nos apercebemos de quanto pequeninos nós somos, perante um Universo tão extenso e com Leis tão próprias!

E VIVA a VIDA! ;-))

Bubble Tea Hugs {**

No comments: