22 April, 2008

Feliz Dia da Terra! :-)












Hoje 'e o Dia da Terra!


Ja' viram a imagem do Google, com umas arvorezinhas, rochas, uma cascata e ate' uma tartaruga?
Estes senhores nunca se esquecem dos dias mais importantes. It's impressive!

Numa 'epoca em que se fala tanto do aquecimento global, do que devemos fazer pelo nosso planeta, do desenvolvimento sustentavel, de utilizar melhor os nossos recursos naturais, como a 'agua, reciclar, recliclar, reciclar, etc, o que andamos nos a fazer por um planeta melhor? E pondo a hipotese de que podemos ser um bocadinho preguicosos :-), qual 'e a nossa contribuicao para um mundo 'individual' melhor?

Entao va', pessoal, toca de calcular a vossa Carbon Foorprint (o website esta' em ingles) - que nao 'e mais do que a pegada que deixamos no nosso planeta Terra, 'e uma medida da quantidade de gases com efeito de estufa que produzimos, as unidades vem em CO2:

Carbon FootPrint

Eu tenho vindo a alterar o meu estilo e adapta-lo ainda mais desde que cheguei aqui.
Seattle 'e uma cidade verde, ate' na mente! :-)

As minhas unicas perturbacoes sao: a reciclagem de plasticos - eles ainda nao reciclam todos os plasticos como nos ja' fazemos em Portugal, o que nao deixa de ser curioso, vcs sabem la' a quantidade de plasticos que existe neste pais!; e a quantidade de agua e energia gasta na famosa operacao LAUNDRY! hehehehe.. so' mesmo visto, os americanos (e so' conheco os daqui) fazem quase uma maquina de roupa diaria e depois secam-na na outra maquina - ao fim de 1 ano imaginem so' a quantidade de 'agua e energia desperdicada!
(fora as luzes das casas quase sempre acesas durante toda a noite... eles alegam medida de seguranca)
'E uma mentalidade dificil de mudar, apesar de haver informacao por todo o lado, disponivel a toda a gente!
'E preciso tempo, paciencia e muita diplomacia para fazer ver que existem habitos mais saudaveis! Mas o mais importante 'e nao desistir.

Eu ando 'doidinha' para plantar Erva Cidreira - Lemon Balm - para poder apanhar as folhas e fazer o meu chazinho do qual sou 100% fa, e a casa onde moro agora tem arvores e bastante espaco na parte da frente para plantar, o problema 'e que a Primavera (neste caso especifico, as sementes nao gostam de solo frio) tarda em chegar.... no fsm passado nevou em Seattle, e estamos em meados de Abril!

As minimas andam nos 4C, maximas de 11C... qual aquecimento global!!
Estamos 'e a arrefecer, caramba! eheheheh
(quando aqui cheguei ouvi inumeras vezes que 'e raro nevar em Seattle... ja' 'e preciso duas maos para contar as vezes que ja' vi nevar aqui!).

E o frio ja' produziu estragos.. os produtores de cerejas dos estados de Washington e de Oregon, coitados, estao muito aflitos para proteger as suas 'arvores e nao perder as colheitas, 'e que o frio que lhes tocou 'a porta foi de graus negativos, em Celsius.

Volto em breve!

Um beijo {**

1 comment:

daisy@UW said...

Acabei agora de ver a minha pegada... Cruzes Credoooo! :-((((
Os meus valores excedem os 7 tonnes de CO2, 'e maior que a pegada media portuguesa e tudo por causa das viagens de aviao que introduziu logo 3,033 tonnes no meu registo!
arghhhhhh... tenho que resolver isto, nao posso continuar com esta nodoa no curriculum ;-)