10 May, 2008

As histaminas ...


E perguntam vcs:

o que são as histaminas? :-)

Resposta: são as bolinhas amarelas na figura ao lado!




(Fig:
Mastócitos libertando moléculas de histaminas)


Para quem não conhece esta palavra, histaminas são sinónimo de Alergias!
É a mais pura das verdades, infelizmente.
Estou com uma crise da qual já não tinha memória, a Primavera finalmente chegou e com ela os pólens estão a ser libertados atacando as criaturas mais indefesas ( eu!) com sistemas imunitários hipersensíveis (eu também!) provocando reacções alérgicas exageradas de arrastar para a cama qualquer pessoa (por acaso é de onde vos escrevo agora hehehe).

5 dias disto!!
Fazem lá ideia do mal estar sentido a cada minuto, nestes 5 dias intermináveis de rinite alérgica. Estou altamente solidária com todos os sofredores disto.

Entretanto, e como não poderia ser de outra maneira, hoje resolvi 'surfar' um pouco na Internet para saber mais sobre o que são as alergias ou, como eles designam aqui, as Seasonal Allergies. Existe mesmo muita informação, tanto em Inglês como em Português, deixo aqui 3 links que textos que valem a pena ler para compreender o porquê destas reacções alérgicas:

A Natural Approach To Treating Seasonal Allergies
Alergia
Saúde-Informações

deste último destaco :
"A rinite alérgica é uma inflamação crônica da membrana mucosa que reveste as vias nasais, causada por uma reação alérgica.
É caracterizada por nariz entupido, coriza, espirros freqüentes e uma tendência a respirar pela boca.
Os olhos da criança podem ficar vermelhos e lacrimejantes. Dor de cabeça, coceira, rinorragia e fadiga podem ser complicações secundárias. Círculos escuros embaixo dos olhos (chamados de "olheiras alérgicas"), além de um rosto inchado, são freqüentes.
Na presença de um alérgeno, o sistema imunológico da criança libera histaminas e sustâncias químicas semelhantes para combater o que considera um agente invasor.
Essas substâncias químicas causam uma série de reações, inclusive inchaço, congestão das vias nasais e maior produção de muco. É basicamente uma reação hipersensível ou excessivamente ativa do corpo da criança ao estímulo externo."

Falta aqui adicionar o mal-estar no corpo todo e as rápidas alterações na temperatura do nosso organismo: ora estamos com muito calor ora estamos a tremer de frio.
A minha conclusão é: Alergia é coisa séria! ;-)

Um abracinho leve :-)

No comments: