17 June, 2008

Sushi!

Pois foi! inscrevi-me num workshop de Sushi! sim, podia ter me dado para pior, mas não, foi mesmo um mini curso intensivo de sushi básico.

Às vezes dou comigo a pensar como é que eu fui cair nesta teia.... a minha 1ª vez foi no final do ano passado aqui mesmo, em Seattle, e não correu lá muito bem... o sushi com tempura adorei! mas o outro, com o peixe cru, muito gordo e gelatinoso, com as ovas por cima, custou-me muito, muito mesmo. Até que cheguei à minha 2ª casa, na 21ª Avenida e a minha floormate :-) adorava Sushi e comprou o livro e fazia vários 'rolls'. Um dos nossos jantares de família, na vez dela, ela preparou um sushi vegetariano, com umas fatias de atum cru a acompanhar (outra versão do sushi) e pasmem-se: ADOREI!!!
A partir desse dia, fiquei fã do sushi bar que existe no QFC ao pé da minha casa, e a versão vegetariana é a minha favorita, é como um ritual: os pauzinhos, os pickles de gengibre (tão BONS!), o molho de soja.... hhmmmmmm :-)... não me arrisco a comer o peixe deles e ainda bem.... depois do que soubemos no workshop, é para estarmos todos bem atentos!

Éramos 10 pessoas na workshop e todos super fãs do sushi. O nosso 'chef' era novo, tinha 29 anos e há 6 anos que se dedicava à arte do sushi. Fizemos os 'rolls' mais conhecidos e até pareceu fácil, se não nos esquecermos dos pequenos 'truques' que fazem com que fiquem deliciosos! Fizemos tantos que cada um pode trazer as suas obras de arte para casa. Foi um experiência válida e engraçada e todos metemos a mão na massa!
Ele partilhou muitas informações connosco a a mais importante eu quero deixar aqui: existem muitos sushi bares nesta cidade e é para onde vai TODO o peixe fresco! Que o peixe que vai para os supermercados já não é tão fresco, excepto na época do Halibut, que é um peixe da região. E cuidado com o Salmão! tem muitos parasitas e não se deve comer cru, só quando se tem mesmo a certeza de que é fresco. Sempre cozinhado ou congelado logo depois de apanhado.

E assim foi... nesta semana que passou, a semana da folga que os donos da casa nos deram, eu invadi a cozinha, toda a para mim (que alegria!) e deixei a criatividade vir à tona e fiz o meu 1º Sushi! Embora não tivesse utilizado o arroz próprio, utilizei arroz integral, saiu muito bem e saboroso, mas não consegui fazer o 'California roll' que é aquele que tem o arroz da parte de fora, porque o arroz integral não fica tão pegajoso ehheheeh.
Já experimentei com o tal arroz especial, mas deve haver um truque na cozedura deste arroz, porque saiu uma porcaria, quero dizer, está gostoso, mas não agradável à vista ;-) ... eu sei onde está o segredo - está no rice cooker! foram os japoneses que inventaram esta deliciosa máquina para cozer o arroz. Toda a gente me recomenda a tal máquina, vivem fascinados com aquilo e como eu como arroz integral todos os dias... vou estudar o caso :-)
Resumindo e baralhando... preparem-se para receber um belo sushi quando vos for visitar, ou mesmo no meu cantinho para uma Sushi party! ;-))

E para terminar, aqui ficam umas recordações das minhas experiências :






Não ficaram mal, pois não?

Um beijo.

1 comment:

carolzinha said...

já sabemos o que vai ser a ementa no nosso reencontro!!!
:D