21 November, 2008

O Cantinho da Maternidade :)

Este cantinho esta' situado na coluna direita do blogue, logo depois do Cantinho da Cozinha.

A ideia de colocar no blogue links para websites relacionandos com a Maternidade surgiu depois de ter recebido no meu email do clix, varios emails sobre este assunto.
Nao assino qualquer newsletter do genero, nem pertenco a foruns sobre o assunto, por isso achei estranho ter recebido aqueles emails de divulgacao.
Como o corpo humano me fascina e o bichinho da investigacao apertou forte e feio, naveguei profundamente num mundo que nao conhecia.

O pontape' de saida foi mesmo uma resposta que li num dos foruns, enquanto pesquisava ainda sem um rumo definido, so' de passar os olhos, em que uma mae, que tinha passado pela experiencia de um parto natural em casa, escreveu uma mensagem, para milhares de leitoras do forum, em que falava da fantastica experiencia que foi e de como tudo tinha corrido bem.
So' isto. 3 linhas. Nem uma palavra acerca de como tudo se passou ou desenvolveu.
Este email deixou-me a pensar sobre o silencio desta mae.
E este silencio nao foi so' perturbador para mim, mas tambem para todas as pessoas que leram a mensagem, pois logo a seguir podiam-se ler mensagens com pedidos para partilhar a experiencia, ao que essa mae respondeu que nao o iria por respeito 'a sua filha.

Eu que gosto de reflectir sobre os assuntos e situacoes, so' esta 'pequena' conversa provocou um turbilhao ca' dentro. Principalmente porque eu sou toda virada para o natural, tenho medo do mito construido acerca do parto e so' de imaginar a posicao 'mais comum' para o nascimento, me deixa apavorada!
E porque... ainda nos dias de hoje, sao muito poucas as maes que falam sobre a experiencia do parto com detalhes, nao existe partilha.
E no's somos a geracao da mudanca.
Ate' os homens actualmente estao diferentes face a este assunto, ve-se evolucao, mas nas mulheres a evolucao esta' a ocorrer mais lentamente. Porque?
E esta vontade de explorar mais sobre este assunto, abriu-me as portas a um novo mundo, no qual a partilha de conhecimento e experiencias nos podem ajudar muitissimo, nao so' neste campo, mas como em todos os outros da nossa vida.

Faz-nos sentir mais seguros acerca daquilo que no's realmente queremos alcancar.
'E esta a diferenca!

Independentemente do que o futuro me reservar :), conheco muita gente que tem o desejo de ser mae muito aceso, ou que a contagem decrescente ja' comecou, 'e pensando em voces que decido colocar no blogue links para websites E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R-E-S :), com muita informacao valiosa, sobre a nossa propria natureza, de como o nosso corpo tem uma autonomia (que me deixa KO!) durante todo o processo do parto, e como muito deles firmaram a minha posicao:
Tudo 'e Natural! Faz parte da nossa propria natureza.

Vao encontrar tambem relatos de maes, mas aviso-vos que existem relatos de partos nos hospitais dificeis de ler, estejam preparados. Existe ainda algum 'terrorismo' tecnico, que resulta simplesmente da nossa sociedade 'endeusar' os medicos. Mas pelo menos ate' esses relatos menos felizes nos podem ajudar a saber aquilo que nao queremos e se soubermos isto, ja' temos mais de metade do caminho andado.

Boas leituras!

Um beijo :}**

No comments: