03 December, 2008

O 1o TG familiar :)

TG = ThanksGiving.

Desta vez o TG, o Dia de Accao de Gracas foi passado com a familia de uns amigos da M. e do M., a Sandra e o Phil.
A hora marcada para atacar os pratos era 'as 15h.
Conseguimos chegar 15 minutos antes :). Do que mais me lembro na viagem entre a casa da M e a casa da Sandra foi o quanto a cidade estava deserta, tudo calmo, nao se via ninguem nas ruas, parecia uma cidade adormecida.

Quando la' chegamos os pratos estavam quase todos prontos. O peru' ja' estava cozinhado, demorou 4h a cozinhar no forno e foram so' 4 h porque o peru' vinha embrulhado num plastico que faz com que demore menos tempo a cozinhar. Em media, sem este plastico, o peru' leva umas 7h no forno. Nos estados centrais as pessoas levantam-se de madrugada para cozinhar o peru'.

E o peru' nao 'e peru' se nao tiver o recheio que 'e feito com diversas variedades de pao. O recheio 'e tao importante como o proprio peru'. E o gravy, uma especie de molho, que se coloca sobre o peru e o pure' de batata que tambem acompanha o peru'.

Outro prato acompanhante 'e a batata doce no forno (atencao que nao 'e sobremesa!), coberta com uma camada de marshmallows que derreteram com o calor do forno, um outro prato de feijao verde (green beans), biscuits (le-se 'biskits'), que depois de irem ao forno viram paezinhos para acompanhar a comida, uma salada de espinafres com nozes, queijo e fruta, e molho de cranberries ('uva-do-monte') para acompanhar a carne.
Estava tudo delicioso!

A mesa foi composta por todos estes pratos, mais o peru' partido, e no's enchiamos o nosso prato com um bocadinho de tudo o que estava na mesa.
Eu fui das 'ultimas a servir-me, queria ver primeiro como eles faziam, e fui a 'ultima a terminar de comer.

Foi neste dia que eu tive a certeza que os americanos tem um estomago muito grande!! :)

Eu levei mais de 1h para comer o que tinha no prato, 'a 3a garfada ja' estava cheia. Eles... enquanto eu comia lentamente, terminaram o prato, repetiram a dose e ainda inauguraram as sobremesas: as tartes (3 de Abobora com especiarias, uma de lima e outra de nozes Pecan).
Na inauguracao das sobremesas eu estava que nao podia :) :), com a mao no estomago, com uma barriga enorme, incapaz de comer mais, e um sono brutal! :)

Mas como 'e que esta gente 'e capaz de estar o dia inteiro a comer?
ja' devem nascer preparados para o TG, so' pode! ;)

3h depois senti-me com vontade de dar uma trinca nas tartes, 2 garfadas e fiquei logo satisfeita.

A parte que eu mais gostei, nem foi da comida, eles coitados (uma simpatia!) ja' diziam que eu nao precisava de comer tudo, tal era a lentidao com que eu comia :), nem do jogo de futebol americano em que os Seahawks perdiam a bom perder com os Dallas, visto num ecra gigante com mais de 1m de largura - ouvi que o TG = peru + jogo de futebol americano - nem o jogo de video com guitarras que se seguiu, pois ficamos todos um pouco tristes por estarmos a perder; foi mesmo a oracao que foi feita antes de termos comecado a comer.
O padrasto da Sandra, um senhor dos seus 60 anos, 'e um Christian Minister (acho que 'e assim que se designa), , uma daquelas pessoas que faz os sermoes nas igrejas.
Eu estava um pouco receosa de o conhecer, 'as vezes estas pessoas sao um pouco fanaticas, mas adorei-o!
Ele fez uma oracao de agradecimento pela comida que iriamos consumir, mas agradeceu o facto de a termos e pediu proteccao e Amor para aqueles que nao tinham, que nao tinham comida na mesa, nem entes queridos com quem estar, que nao tinham quem olhasse por eles, que lhes desse carinho e ajuda.
Esta parte tocou-me especialmente, nem sei bem explicar porque, mas uma vozinha dentro de mim so' disse: 'Tu tens muito!' e 'e nestas alturas, em que tudo o que 'e material cai e fico so' com o que esta' ca' dentro.

Por isso, este Natal vou doar, vou ajudar quem realmente nao tem, com comida, com o que lhes falta para poderem passar um verdadeiro Natal.

Deixo-vos em baixo umas fotos do evento :) e do meu prato:







Um beijo e ate' ao proximo :}**

No comments: