31 December, 2008

O Nevao

Pois foi. Acho que este é o 4º ‘post’ que escrevo sobre neve :) ela foi abundante este ano!

O nevão caiu antes do Natal.
Estava previsto nevar no fsm antes do Natal. As previsões apontavam Domingo como o grande dia. A Weather mailing list estava a rubro: os modelos não se entendiam quanto às quantidades de neve acumuladas, e o pessoal da previsão estava receoso.

Fui por a M. e o M. ao aeroporto, pois eles iam passar o Natal com os pais do M. A M. deixou o carro comigo, como já o tinha feito nas férias. E avisou-me:” Susana, eles dão neve para hoje, acabei de ver online!”
Realmente, estava bastante frio e o céu a começar a ficar nublado, era Sábado. Apanhei bastante trânsito quando vinha do aeroporto. Começou a nevar a sério nessa tarde. Chuva forte em forma de neve. Caía fortemente. Em minutos o chão ficou coberto.
Eu decidi que estava na altura de ir para casa, não sei porquê, algo me dizia que estava na altura de voltar. Nevou mais de 12h seguidas. Acumulou, acumulou, acumulou. Inches (polegadas) de neve!
Na parte leste do estado de Washington acumularam mais de 40 polegadas de neve!
O Domingo foi igual. Nevou, nevou!

Saí logo após uma pausa na precipitação. Queria sentir a atmosfera lá fora, a neve fresquinha debaixo dos meus pés, ou melhor, das minhas botas. Parecia um boneco Michelin :).
Mas, assim que saí e entrei na avenida principal deparei-me com um cenário sombrio… a cidade parecia deserta, abandonada e… branca. Não se via vivalma!
Depois lá vi alguém na paragem dos autocarros. O
s autocarros estavam a funcionar, mas com horas de atraso. Os carros circulavam muito devagar e com as correntes nos pneus, mesmo assim era difícil. As pessoas não estão habituadas a este tempo.

Voltei para casa, o cenário de uma cidade parada, a lembrar o filme “The Day After Tomorrow” incomodou-me. Lembrei-me das pessoas na costa leste, que tinham sofrido a Ice Storm, e se de repente fica ainda mais frio e tudo congela? Eu estaria em muitos maus lençóis, lá em casa, fora a lareira, tudo é eléctrico!
Recebi um alerta da universidade, via sms, estaria encerrada na 2ªf.
E nevou por mais 2 dias consecutivos, e no dia de Natal.

A universidade encerrou por 3 dias consecutivos até ao Natal e depois dele.
Foi só quando eu decidi ir fazer as compras do supermercado e dar um pulinho ao gabinete para trazer uns papéis para casa que me apercebi do caos que estava a cidade!
A neve acumulada nas bermas das estradas, misturada com terra era tanta que os carros e autocarros ficavam lá, já não conseguiam sair. Os autocarros recolhiam as pessoas no meio da estrada! Até andar era uma aventura, esta mistura congelou, era altamente escorregadia e não se sabia bem a profundidade dela.
Vi carros e autocarros nas valetas, sem conseguirem sair!
E vi tambem pessoas a fazerem sky em plena cidade!

A M. e o M. pediram-me para ir ver o correio deles e eu já estava preocupada com o carro tantos dias parado e ainda por cima numa situação extrema como era esta. Aventurei-me. Esperei um dia em que as estradas tivessem melhor. Eles moram mais a norte. Virar à esquerda nas ruas era impossível por causa da neve acumulada no meio das estradas, os carros ficavam lá!
Dei uma volta enorme para conseguir chegar a casa deles, que da minha casa à deles, em condições normais, são 5 min, de carro.
Na rua deles não se transitava, pura e simplesmente! Eu tentei o lado sul da rua e a carrinha à minha frente ficou na diagonal a tentar abrir caminho na neve acumulada na estrada. Tentei o lado norte. Era mais perto. Não consegui entrar na rua deles, tinha uma rampa de puro gelo!
Nunca tinha visto nada assim na minha vida!
Ainda por cima ao volante de um carro. Tentei fazer inversão de marcha e depois de muito esforço: virar o volante para a esquerda e o carro ir todo para a direita (!!), consegui virar o carro, para-lo em plena via pública com os quatro piscas e ir ver o correio deles a pé.
Até foi engraçado porque um senhor veio ter comigo a perguntar se estava com problemas com o carro :).
Só descansei quando voltei a estacionar o carro à porta de casa. Soltei um sonoro Uuuuufffff ! :)

Tudo ficou atrasado na cidade.
Os estragos nos autocarros foram muito grandes, recebemos um email a explicar tudo isso e como a universidade estava a tentar arranjar alternativas para as pessoas que dependiam deste sistema de transportes.

E eu fui forçada a concluir que a neve é linda, é um dos mais belos Espectáculos da natureza, mas não nas cidades e quando cai em muita quantidade.
Em muita quantidade só é bonita nas montanhas!
È que o caos que se instala a seguir faz esquecer toda a beleza do processo.

Partilho aqui algumas fotos deste evento:
[O 'album Wind_Storm, no Cantinho das Recordacoes, esta' actualizado com muito mais!]

by G.Wedam (DASUW)




O dono do Smart honrou o nome do carro ;).


Um beijo e Bom Ano! :}**

No comments: