22 January, 2009

Os meus primeiros...Cupcakes!



Achei que era uma excelente ideia escrever um 'post' sobre cupcakes colocando logo ao inicio uma fotografia (estao 2 porque nao me consegui decidir :) ) sobre os ditos! As fotografias chamam muito mais 'a atencao, marcam logo o 'post' - sim... tenho andado ultimamente a ler muitos blogues de cozinha (Vegan) :-D

No dia do Presidente (3f) fiz os meus primeiros cupcakes!! O meu espirito comemorativo estava no seu melhor ;)

Colocando os cupcakes no contexto da minha vida, quero vos dizer que, ando, literalmente, numa onda de cupcake-mania :).
Tudo comecou quando a M. me levou ao tao famoso cafe' Cupcake Royale:
"Susanocas, tens que provar os cupcakes royale! Vais adorar!" - e tinha razao :)
Apaixonei-me perdidamente pelos ditos e disse para mim mesma: "Tens que fazer isto em casa!"
Dito e feito.
O unico problema 'e que nao eram Vegan, ou seja, eu que sou praticante de uma alimentacao saudavel, nao me estava a ver a fazer bolos que levassem manteigas, ovos, acucar branco, farinha branca, 'oleos hidrogenados e nao biologicos, tudo coisas que, literalmente, colocam o nosso organismo do avesso, isto 'e, a trabalhar em esforco, e na realidade nao ha' necessidade disso, quando temos 'a nossa disposicao outro tipo de ingredientes que, ajustando nas medidas certas, podem criar sobremesas deliciosas e muito mais saudaveis! :)

Investiguei - 'e nestas alturas que me apercebo que a investigacao 'e o 'ar que respiro' - pesquisei muito na net sobre sobremesas e doces mais saudaveis e resolvi investir num bom livro de receitas, o da Colleen - Vegan Baking . Muito Bom mesmo!
Foi de la' que tirei a receita dos Strawberry Cupcakes (Cupcakes de Morango) e o Frosting (a cobertura).

Um cupcake nao 'e o mesmo que um muffin, em PT acho que ambos podem ser chamados de queques, mas um cupcake aqui significa um bolo pequeno, em miniatura, que em geral nao leva fermento, e difere dos muffins que levam fermento, sao uma especie de pao em dimensoes reduzidas, nao levam cobertura e nao sao tao doces.

Houveram vezes que me desloquei de proposito a Ballard, onde fica o Cupcake Royale, so' para comer um como sobremesa depois do almoco. O meu favorito 'e o de baunilha com cobertura de lavender, e ofereci caixas dos cupcakes especiais da estacao do Natal a diferentes pessoas.

Estes - garanto-vos - ficaram muuuuuuuuuuuiito B-O-N-S !!!! :))
embora (ha' sempre um mas) a cobertura nao tenha ficado como deveria ficar, acho que levou pouco tempo de batedeira. Confesso que ja' tinha os bracos um pouco cansados :), para a proxima bato ate' ficar bem fluffy = em castelo bem firme (como as claras).



-> esta foto 'e para exemplificar o que 'e um 'wire rack', isto 'e, uma grelha onde se colocam as sobremesas para que estas possam arrefecer uniformemente. Foi improvisada com a 2a grelha do forno, ha' que ser pratico ;)



Um beijo e ate' 'a minha proxima experiencia culinaria! :}**

No comments: