26 March, 2009

Na Cadeira do Dentista - parte 'ultima :)


[escrevi este 'post' ha' algum tempo atras :) num dos meus cafe's preferidos]

--> The classic Banana Bread (Bolo de Banana)



e cá estamos nós para a 4ª e última parte da minha novela sobre os dentistas.
Tenho que concordar que esta novela até foi curta ... se compararmos com outras novelas :-)


---

E agora toca o canção ALL the WAY, by Sinatra!
estou assim com uma expressão muito romântica na face, .... and if you let me love you.....it's for sure I'm gonna love you.. all the way!
raios, este homem era genial! ;-)

---

este artigo é sobre o, finalmente!, tratamento de canal.
O meu dentista normal passou-me uma carta , para eu entregar no colega e amigo dele, o especialista em root canal procedures, e anexou o raios-X, com tudo explicado.
E lá fui eu, direita a downtown, onde ele tinha consultorio, para uma 1ª consulta de avaliação.
Sou excelentemente bem tratada, e informada que ele não trabalha com o meu pleno de descontos. Oh God! :-(
Depois da papelada toda preenchida, vem a assistente, mais um raios-X bem específico (tinham-se passados uns meses em relação ao raios-X que levei), e lá vem o médico falar comigo. Tinha tudo menos cara de médico :-) e era eléctrico!
Veredicto: este dente tem mesmo que ser tratado, na realidade são dois, pois a cárie que originou o problema desenvolveu-se entre os 2 dentes, 3º e 4º dentes, maxilar superior, e é um retreatment, o que significa ser mais caro, pois nem todos os especialistas tratam dentes que já foram tratados.
Caramba, pensei eu, estes tipos gostam de complicar!

Quando a senhora da recepção me fez o orçamento quase tive uma coisinha má! o orçamento foi mais de $1500!
Marcámos então o tratamento, que veio a acontecer muitos meses depois, mais propriamente em Março de 2008. :-)
A razão pela qual isso aconteceu, é que eu tentei procurar um médico que estivesse ligado ao meu plano de descontos, mas não consegui encontrar, pois mesmo os que trabalhavam com a empresa, os descontos eram de poucas dezenas de dólares, nem dava para sentir a diferença.
O mais interessante nesta minha procura é que todos eles me recomendaram a mesma pessoa, o especialista Nacional em root canal procedures, aquele a que eu já tinha ido e que me iria cobrar uma pipa de massa. Segundo todos eles, vinham médicos de todo o país para o ver a trabalhar e aprender com ele!
Bem... ia pagar bem, mas pelo menos poderia ter a certeza que o trabalho iria ser bem feito e FOI MESMO!

O dia RCP :-) :

Consulta de 2h30, foi quanto durou, na totalidade.
O médico vem cumprimentar-me todo contente, mas antes veio a assistente que ia trabalhar com ele durante o tratamento. Uma simpatia.
Falam comigo a explicar como iam fazer. Levei a anestesia. Na verdade, levei várias. Numa delas, ele avisou-me que ia magoar um pouco a gengiva, e mandou-me respirar fundo. Senti bem a picada, as outras nem senti! Só vi mesmo a agulha na mão dele. Foi sempre ele que me deu as anestesias e tratou de mim, excepto na parte final da limpeza, em que a assistente cuidou.
Esperaram uns 45 minutos, entre 30 a 45 mim, mais ou menos, a anestesia já estava a fazer efeito, e durou até bem depois do tratamento estar concluído. Puseram-me um cobertor (grosso) nas pernas, porque me perguntaram se eu estava com frio (devia estar com cara de quem estava com frio) e eu respondi que sim, e vejo a assistente tirar um cobertor do armário.
Começaram a isolar os dentes que iam ser tratados, utilizando uma coisa muito simples, de tal modo que a língua não tocava nos dentes, o lábio não tapava os dentes e para eu não estar a forçar os maxilares, para manter a boca aberta durante tanto tempo, colocaram-me um aparelho rígido, mas confortável, do outro lado, dentro da boca, de modo a segurar os maxilares. Este aparelho foi realmente de grande ajuda. Também me disseram que ele emitia uma vibração muito pequena para me relaxar e que muito doentes adormeciam durante o tratamento (!!).
A minha curiosidade foi mais forte, até uma certa altura, quase mesmo no final, em que os meus olhos se fecharam por breves segundos. :-)

O médico colocou uns óculos com uma espécie de microscópio em cada lente :-) e começou o tratamento. Perguntaram-me várias vezes se me estava a sentir bem, e eu respondi por gestos. Ele também tocou na face para ver se eu estava a fazer pressão para manter a boca aberta e disse-me para relaxar que o aparelho estava lá era para isso, que ele não queria que eu me queixasse de dores nos maxilares por causa do tratamento.
Ele foi realmente um querido. Muito Profissional.

Fizemos uma pausa, em que me pude levantar e ir ao WC, com aquela aparelhagem toda na boca e pude ver como eles me tinham isolado os dentes, mas é díficil de explicar por palavras.

Na 2ª parte aconteceu aquelas situações algo constrangedoras :-)) em que a barriga do médico, que estava mesmo perto de mim, começou a fazer aqueles barulhos estranhos (ahahahahaha).
Eu como tenho bom ouvido, ouvi, e pensei que ele devia estar com fome. Os barulhos aumentaram de intensidade e ele resolveu comentar o facto :-), dizendo que tinha comido uma salada e que se sentia bem, e assistente perguntou há quanto tempo ele tinha comido a salada ao que ele responde há 2h atrás.... Oh Doutor... onde já lá vai a salada! :-)))

---

hoje, aqui na Zoka, o Caramel Latte está na berra!
já perdi a conta de quantas vezes eles disseram em alto e bom som: Caramel Latte! ;-))

---

E para terminar, ele informa-me que eu estou pronta para ir para casa, com 6 (!!!) canais tratados no total, com um deles a dar mais trabalho que os outros, pois tinha lá mais qualquer coisa que eu não percebi o que era, mas que já estava limpo. Colocou-me uma protecção temporária e mandou-me ao meu dentista normal colocar as coroas nos dentes, pois ele não faz isso.
Esta é a parte que falta fazer.

O total disto tudo? tenho medo em dizer :-) não quero que vos dê uma coisa má, foram 2 dentes, um deles molar (mais caro), o facto de ser um retreatment (mais caro).... enfim, foi muito, passou em muito o preço que inicialmente foi dado!
Mas o alívio de estar tratado, o alívio do assunto estar resolvido, ter sido resolvido em 2h30m, acompanhado de muito profissionalismo, simpatia e atenção, são coisas que não esquecerei, sem dúvida!


Este foi um pouquinho longo, mas acho que valeu a pena!

Um beijo e até ao próximo, sobre.... agulhas espaciais! :)

2 comments:

Márcio Branco said...

Primeiro fazer uma referencia à musica a ticar neste momento :-) Gotham Project (senão me engano), musica do melhor sim senhor :-)
Agulhas espaciais no proximo post??! Vou estar atento, ehehehhhe.
Eu é que agradeço as visitas que faz ao meu blogue :-)

Daisy said...

Viva!
o proximo 'post' nao 'e nada de especial, 'e fraquinho, nada de ficcao cientifica ou algo do genero, 'e so' sobre uma agulha espacial (Space Needle) que esta' aqui mesmo em Seattle :) e que recebeu a visita honrosa de duas belas mocas ('e para se ler mossas, o c de cedilha faz aqui falta hehehehehe)!