21 June, 2009

E Viva o Solsticio de Verao!! :)


*** actualizado! (video) ***

que 'e como quem diz: "Happy Summer Solstice!!"

este 'post' segue um pouquinho atrasado, mas ainda muito a tempo, visto que o Solsticio foi no Domingo (hoje 'e 4f e estou a terminar de escrever este artigo).

Ha' exactamente 1 ano atra's, fui comemorar o Solsticio de Verao em toda a sua plenitude, o que significa, ir 'a Feira de Fremont ou Fremont Fair!
E o que tem de especial a Fremont Fair, perguntam vcs?
Tem a Solstice Parade!!!!!! A principal atraccao da Feira, e digo-vos... que atraccao! :)

Desde que aqui cheguei que oico falar da Fremont Fair, 'e um "must-go" em Seattle.
O bairro de Fremont por si so' 'e muito animado, com muitos restaurantes, bares com musica ao vivo, e uma intensa vida nocturna. Tem muitas atraccoes turisticas: o mercado aos fins-de-semana, o Troll, a estatua de Lenine (nao faco ideia o que la' esta' a fazer), o foguetao (space shuttle), muitas coffeeshops e uma fabrica de chocolates, tudo quase 'a beirinha de 'agua, no canal entre o Lake Union e a Salmon Bay. Eles proprios se designam por The Center of the Universe (O Centro do Universo) :).
A Feira tem mais ou menos uns 35 anos de existencia e comecei com a simples ideia de comemorar a chegada do verao. Pode parecer esquisito, mas quem vive em Seattle sabe bem o significado de verao, depois de meses e meses consecutivos de chuva e ceu nublado.
'E como uma bencao - pure bliss! :)
Alem disso, como acontece com muitos eventos que ocorrem durante o ano e pela cidade, angariam fundos para as causas que defendem: pobreza, fome, cancro, abusos, maus-tratos, etc.

2 longas ruas onde se vende tudo e mais alguma coisa, barraquinhas de comida, a exposicao de carros "transformados" em carros artisticos (tinha tanta gente que foi impossivel tirar fotos) e a grande atraccao do dia de Sabado: a parade.

Lembro-me que chegamos la' por volta das 10h30m, com o desfile a acontecer 'as 12h00 e os passeios da rua do desfile ja' estavam quase cheios de pessoas sentadas para assistir. Foi bastante dificil conseguir um lugar sem cabecas 'a frente, mas la' conseguimos um ao pe' de muita criancada, foi bastante divertido :).
O desfile 'e bem parecido com os desfiles do nosso carnaval, com uma unica diferenca - sem roupa!
Exacto, leram bem! O que caracteriza este desfile 'e mesmo isso: a maior parte das pessoas desfila ao natural, com o corpo pintado e algumas mascaras. Outros sem mascara nenhuma.
'E por isto que Seattle 'e bem especial: existe mesmo a comunidade de nudistas e eles estao em todo o lado!
Os restantes, desfilam em grupo e mediante um tema que eles proprios escolhem.
Lembro-me que recebemos abracos do Carro dos Abracos!! heheheheh

A situacao mais comica do desfile, que eu dava tudo para ter uma foto, inclusive da minha propria expressao, foi quando um rapaz todo jeitoso e "ao natural" :) parou mesmo em frente do bocadinho de passeio onde no's estavamos. Curiosamente muitas mulheres e um so' homem. Ninguem disse nada, os nossos olhos nao se desviaram um segundo do deus grego que estacionou 'a nossa frente. Completamente estarrecidas!
Good Lord! ;)


E agora, o que 'e que calhava bem?? :)

exacto! umas fotos para relembrar o evento!
va', estao la', no Cantinho das Recordacoes :)


E um video (mais na minha conta do YT):



inte' :}**

1 comment:

Frente Oclusa said...

Já esperava o famoso solstício. E mais uma vez, superas-te as expectativas. As fotografias são o máximo. Chorei a rir. Tão tipicamente americano. Tão descontraídas. Gostei sobretudo do conjunto de mulheres vestidas de cor-de-rosa, numa mistura de sereias, dançarinas havaianas com ninfas de solstício.
Aqui, em Portugal, o solstício passa como evento muito discreto. As poucas notícias só o referem porque, oficialmente, entrámos no Verão. Contudo, houve uma notícia que me chamou a atenção. Em Trás-os-Montes, comemora-se a chegada do solstício (deve ser um resquício da cultura celta). Alguns locais, subiram ao Marão e ficaram à espera de ver o Sol nascer. Podes encontrar mais detalhes em http://www.diariodetrasosmontes.com/noticias/complecta.php3?id=14827.
A título de curiosidade, também, é nesta região que se celebra o solstício de Inverno.
Beijinhos