10 February, 2010

Curso Familiar de Introdução aos Computadores :)



No Domingo, dia 31 de Janeiro, começou-se algo novo cá em casa: dei início a um curso de introdução aos computadores. Destinatários? os meus pais.

Como é que tudo começou?

Bem :), um dia destes o meu pai chegou a casa e no auge do seu entusiasmo, perguntou-me:
P - "Preciso de comprar uma pen drive! Sabes quanto é que custa?"
Eu - "Depende do tamanho que queres. Qual é o tamanho que precisas?"
P - "Tamanho? é daquelas normais, pequenas!"
Eu - "hmmmmmmm........" (lol)
P - "É porque não-sei-quem vai passar-me para a pen o modelo do motor a trabalhar, e depois eu posso vê-lo a funcionar no computador. Tens que me ensinar a trabalhar no computador!"

e foi assim, que no fsm a seguir dei início à 1ª 'workshop' de 4h de Introdução aos Computadores, na mesa grande da sala com vista para a ponte sobre o Tejo, umas das encostas do Monsanto e ainda um bocadinho do jardim Zoológico, com 2 únicos alunos, pai e mãe,  de caderno e canetas (de várias cores) em punho e com o meu pai sentado no comando do Toshiba de quase 9 anos.

Posso já dizer-vos que se aguentaram muito bem e eu, nos dias que antecederam o início de mais esta minha missiva, dei com a minha mente a fervilhar de ideias de coisas para lhes ensinar, de como iria estruturar este curso e o que era mais importante para eles aprenderam no início. Nunca tomei notas, estava tudo na minha cabeça, confiei nos meus instintos, que apesar de este ar calmo exterior, regem uma mulher que não gosta de ter penduras, isto é, formação pela minha mão será sempre de muito boa qualidade e de modo a formar pessoas que possam sempre seguir sozinhas nos seus caminhos, entendendo sempre o que estão a fazer.
Por isso há que começar sempre pelo início.
E o início ditou a 1ª pergunta que lhes fiz e com a qual abri este curso:
"O que é um computador?"
Respostas:
M- "é uma máquina"; P- "é isto (apontando para o portátil)." :)

A partir daí foram 4 horas intensivas, onde aprenderam o que é um computador, o que faz, como funciona, como é constituído, aprenderam o que é o disco rígido, o processador, o que é a memória, e as outras componentes e quais são as respectivas funções. Aprenderam o que são sistemas operativos e quantos existem no mercado, aprenderam também as unidades do computador, como eu as designei, os bytes, e fizémos exercícios com os bytes, desde os bytes até aos Terabytes (Tb). Hoje o meu pai já sabe qual é o tamanho da pen drive que precisa. :)

Passámos à prática, depois de um intervalo de 45 minutos em que o meu pai, exausto de tanta informação, dormiu uma soneca (é daqueles sortudos que se deita no sofá e dorme instantaneamente!).

A 2ª parte foi dedicada ao sistema operativo Windows XP que está instalado no computador, ligar, desligar, o conceito de janelas, as funcionalidades básicas das janelas, criar uma pasta, criar um documento, o menu iniciar (ao de leve), as propriedades do ambiente de trabalho, mudar a imagem de fundo, a protecção do ecrã, trabalhar nas várias opções.
Esta aula terminou com o meu pai a jogar copas no computador e a dizer que o computador o estava a roubar! ;)

Mas a mensagem principal ficou lá: é um mundo isto dos computadores e é necessária calma e muita atenção aos que se está a fazer e saber interpretar o que o computador precisa para fazer executar a tarefa pedida por nós.

Ao longo destas 2 semanas e enquanto não se arranja um dia conveniente para todos nós para aprender a criar um documento Word e entrar no mundo do Open Office, com todas as suas opções de texto, o meu pai, principalmente, pois é o que está mais atrasado (a minha mãe já lida com computadores na profissão dela), ao longo deste tempo, tem se sentado quase todos os dias à noite em frente do portátil, e com a minha ajuda, e utilizando o WordPad, já criou um documento e tem praticado a escrita, habituar-se ao teclado: mão esquerda ocupa-se da parte esquerda do teclado, mão direita ocupa-se da parte direita do teclado.
Surpreendentemente, ele gosta mais do rato no teclado, em vez do rato externo. Deu-se muito bem com ele.

A situação mais cómica que passei com ele, foi quando, num dia destes, estava eu com a minha mãe, nos saldos, numa grande superfície comercial a experimentar camisolas (a 7€!!!!!) de meia-estação, nos provadores, quando o telefone toca: a voz aflita do meu pai surgiu do outro lado "o documento desapareceu!! está tudo branco!! e agora?";  eu " Pai, tem calma, deves só ter aberto o editor, o programa que edita o teu documento, ouve-me com atenção, que vamos já buscar o teu documento." 
Foram 15 minutos de assistência telefónica, dentro dos provadores de um dos pisos do El Corte, com aquilo cheio de gente e um pai meio surdo do outro lado do telefone. :)))

Digo-vos que é um orgulho vê-los aplicados, a tirar notas e entusiasmados em aprender.
E quando fazem as coisas sozinhos, dou-lhes muitas palavras de incentivo. Além, claro está, do Ctrl G! :))

Às vezes ser a filha a dar o curso não é fácil, não é fácil manter a ordem e a estrutura, afinal eu estou sempre aqui, mas eu sem estrutura não vivo, faz parte do meu método para atingir a perfeição ideal (mesmo que não a atinja na realidade, ajuda a orientar-me), por isso não há internet para ninguém (é dos pedidos que mais oiço desde que começaram a "mexer" nos computadores) enquanto não souberem o básico e têm que confiar em mim: eu sei o que é o básico. :)
Costumo dizer-lhes, quando começarem a navegar na internet, eu vou ter a certeza de que vocês sabem o que estão a fazer!

E perguntam vocês "como é que tu tens paciência para isso?" bem.... depois de 3 anos e meio a viver no states, paciência foi algo que cultivei bastante, tenho de sobra, e nada melhor do que situações destas para me assegurar que a tenho. Além disso, e muito mais importante, ainda tenho pais, vivos e com saúde, e não poderia haver melhor oportunidade de lhes dizer e mostrar que estou muito grata por aquilo que fizeram e ainda fazem por mim. É uma forma de Amor, aquele Amor Maior.
Gratitude é outro sentimento que devemos sempre cultivar nos nossos corações, a Paz que daí advém é imensurável!



Um beijo  :}**

No comments: