18 July, 2010

White Elephant Gift Exchange / Troca de Presentes

[A versão Portuguesa vem depois da Inglesa :)]

After such a long time without writing here... I'm back!!
God, I was missing this, writing my adventures, my experiences, writing about my life, the way I see it, the way I live it, the way I love it! :)
I'm still writing my Ph.D. thesis, I'm hard on myself, I don't like loose ends, therefore writing a thesis is not a pleasant task because all the pressure I put on myself. The good news are, after a few chapters written down, I'm a kind of start to feel good about it, good about what is done, and I'm not going to mention (no, no, no!) all the issues that came up so far.... moving on!
But... writing for the blog is totally different, it's a joy! ;)

Come with me.... let's go back to end of 2008. How was your December? Do you still remember it?
Mine was hectic! I don't recall having such a busy month in my entire life, ever! Busy in a lovely way, as I 'm about telling you.


The 1st event that worth a note was a profound one. It was a wedding. :) Actually happened on November, early November. On these days where the divorce requests pill up on someone's desk, where it seems that we spend much of our time hearing about stories of broken relationships and think, over and over again, "everyone is getting divorced", the hope we carry about having a truly and deep relationship fades away once more. Despite the fact of having a very particular idea of what is marriage or what is the real meaning of a romantic relationship, when I see a couple going down the aisle, the hope renews itself. This wedding was a special one, for many reasons: the couple involved is unique in a way that they have built up a relationship based on respect and they are true friends of each other, and this makes the whole difference in a couple, in a relationship. And because the simple things are what matter most, the ceremony was small, cozy and the guests were all very intimate of the couple, the closest friends with them. I don't like big reunions, so being at this event was very meaningful to me, it was so close to the heart. Although we were a small group, he had several funny moments: who can forget the group pics?? ;) Here's one:



I simply love these pictures! After all, it was my first wedding in Seattle!

The 2nd one, which I also truly enjoyed was the groom's birthday :), early December. We had a cozy dinner, a birthday cake (everything homemade, the bride is an Excellent cook! she's Portuguese in case you're wondering...) and the best of the party (hehehehe) was my gift, something he's crazy about - cupcakes, from Cupcake Royale! These were seasonal cupcakes (see pic below), if I remember correctly: the candy cane cupcake, the eggnog cupcake, the lavender-chocolate cupcake and I don't remember the last one... all for him!!
And because it worth celebrate every year of our lives (mine is within a week!), the birthday cake was enlightened by more than 30 candles ;).




The 3rd one and the last one I'll write about, it was a party, a Christmas party!
It was the White Elephant Exchange Gift Party!! whooo hooo!

It was my first and ... such a great time I had! (slideshow below)
These kind of parties are very popular here, actually I think Americans are masters of entertainment, they know how to entertain people, they know how to get people together. Christmas is the perfect time to do this.
What are the rules?
Very simple: everyone brings a gift in (a weird gift is preferred), and if it's Christmas, put them all at the bottom of the Christmas tree. Someone in charge write numbers from 1 to N, where N = total number of gifts, in small pieces of paper, one piece for each number. In the total we have N pieces of paper with a specific number written on. The same person put all these numbered pieces of paper in a bag (not transparent, our was black), and ask to each person that brought a gift in to take out of the bag a numbered piece of paper. This is our number.
When all the guests are ready to exchange gifts, the organizer calls in the person who got the number 1. This person is the luckiest guy! He/she is the 1st to choose among N gifts which one he/she wants to open.
Then, number 2 is called in. The person chooses the present and opens it, then he/she can either choose to keep it or to steal the present from another person, in this case, from number 1. If number 2 chooses to steal the number 1, the number 1 has to give away his/her present and he/she is called in again to open another gift. Number 1 can't recover its original gift, stolen by number 2, he/she has to keep the gift chosen on this new round.

Number 2 may only be stolen by number 3 or others after him/her.
Number 3 is called in and chooses one of the presents. After open it, he/she decides whether to keep it or to steal the gift from number 1 or number 2. If he/she decides to steal, then the person who was stolen is called in once more to choose another gift.
And continues this way until the last gift is opened. No one can be stolen more than 2 times.

At the end everyone gets a present, no one is left out.

Believe me, this is very entertaining and very funny, because people usually bring very tacky presents.

Dawn (my Tango friend) invited Jess and me to this party that some good friends of her were organizing. She said: "Come dressed up and bring a cheap gift!". Come dressed up?!?!?!?!
After hung up her call, I run to my closet to check out my chic outfits. None! All in Portugal.
Panic!
"Macys will save me for sure!" And it did, I was able to find a nice & simple black dress perfect for the party. I matched it with a long handmade necklace (a friend with my mom made it), and I got lots of compliments because of this necklace ;).
My present was a wooden angel of Friendship, my favorite angels.
I really like angels and I love these! I have the Angel of Prayer here at my altar and the Nativity set is on my wish list. :)

We all met of Dawn friend's place, a beautiful and large apartment at the top of a building with an astonishing view over the Ballard marina. Breathtaking!
We were more than 20 people over there, the guys were awesome in those black suits and the girls beautiful in their dresses. Everyone very nice.
Before we got in, Jess shared
her gift with me, a set Victoria's Secret panties and I shared my gift with her, promising we would open each others gifts.
When everything got set to exchange gifts, one of Dawn's friend start to walk around with a black bag and the numbers inside of it. Each of us took out a number.
I got ... the NUMBER 1 !!!
Dawn went crazy about it and start to yell "Susana got the number 1, Yeah!".
I didn't know the rules at this time, so I immediately started to feel nervous! I asked Jess to explain me the rules of the game. She did, several times, saying "relax Susana, you'll be fine!" oh man.....

The game starts - I'm called in and I chose to open the VS panties. The girls got crazy about it LOL everyone wanted to check out the underwear, they're really nice and colorful. Number 2 is called in, and she steals the panties from me. I was "forced" to give away my panties, nooooooooooooo it's not fair!! :).
So, here I go in again to grab my 2nd gift, a weird thing for guys. I didn't want that thing, so a few more gifts later, a guy steals that thing from me. And here I go in once more, to grab my 3rd gift, a set of shower gel and body moisturizer with a Jasmine scent. Delicious! By this time the confusion was installed in the room, because there were only a few gifts left. This time no one stole my present, thank Goodness!
Meanwhile, Jess chose my gift, the wooden angel but she was smart. When she opened it in front of everyone, the people who hadn't been called in reacted to it "Soooooo lovely!" they said, so Jess, in a very subtle move, moved off the "head lights" and kept herself behind scenes until the end of the game. No one remembered of her any more and she was able to keep it for herself! What a smart move!

There were nice presents, funny presents and the weird ones. The weirdest was a set of a kind of protection paper that you use in public toilets, when you need to sit down on the toilets, and usually is available in every public restroom.





At the end, I loved to be with these guys, even only knowing a few of them, all, with no exception, were great to me, a foreigner.

I hope someday I get a chance of organizing something like that at my place in Portugal!

The other weekends in December were passed in Tango events, dancing, dancing, but unfortunately I don't have pics of them, so it's not worth to write about them, but here's the mention to it.

See you in my next article.
Enjoy the week ahead! :}**




******

E cá estou eu de volta à escrita! que saudades eu já tinha, que saudades!

Já sentia tanta falta de escrever as minhas aventuras, as minhas experiências, de escrever sobre minha vida, o modo como eu a vejo, o modo como eu a vivo , o modo como eu a amo! :)
Ainda ando de volta da minha tese de doutoramento, sou muito exigente comigo mesma, não gosto de pontas soltas ou incompletas, e escrever uma tese não é uma tarefa nada agradável, por causa de toda a pressão que coloco sobre os meus ombros, de fazer as coisas bem. As boas notícias são, apesar de alguns capítulos já estarem completos, começo a sentir-me bem em relação à tese, bem sobre o que está feito, e eu não vou mencionar (não, não, não!) todos os "pequenitos" obstáculos que já surgiram pelo caminho .... adiante!
Mas ... escrever para o blogue é muito diferente, é uma alegria! ;)
Venham comigo .... vamos voltar ao final do ano 2008. Como foi o vosso Dezembro? Ainda se lembram?O meu foi agitado! Eu não me lembro de ter um mês tão ocupado em toda a minha vida! Ocupado de uma forma deliciosa, como eu vou agora partilhar com vocês.

O primeiro acontecimento que merece destaque foi profundo. Um casamento. :)Na verdade ocorreu em Novembro, início de Novembro.Nos dias de hoje em que os pedidos de divórcio se acumulam em cima da mesa, onde parece que nós passamos muito do nosso tempo a ouvir histórias de relações que terminaram e pensamos, mais uma vez que "toda a gente se está a divorciar!", a esperança que trazemos dentro de nós sobre ter uma relação verdadeira e profunda vai tornando-se cada vez mais ténue. Apesar de ter uma ideia muito minha acerca do casamento ou o verdadeiro significado de um relacionamento afetivo, quando vejo um casal a tomar a decisão de irem em frente juntos, a esperança, de certa forma, renova-se.Este casamento foi especial, por várias razões: o casal envolvido formam um par único, eles construíram um relacionamento baseado no respeito e são verdadeiramente amigos um do outro, e isso faz toda a diferença num casal, num relacionamento. E porque as coisas simples são as fundamentais, a cerimónia foi pequena, aconchegante e os todos os convidados eram muito íntimos do casal, os amigos deles. Eu não gosto de muita gente junta, casamentos grandes por assim dizer. Por isso, este casamentos teve um grande significado, por ter sido tão perto do coração.
Apesar de sermos um grupo pequeno, tivémos vários momentos engraçados: como esquecer as fotos de grupo? ;)

[vejam a foto em cima.]


Eu adoro estas fotos! Este foi o meu primeiro casamento em Seattle, fora de Portugal!













O segundo, que eu também gostei muito foi o aniversário do noivo :), no início de Dezembro. A M. preparou um jantar aconchegante, o bolo de aniversário (tudo caseiro, a noiva é uma excelente cozinheira! Ela é Portuguesa, claro!) e o melhor da festa (hehehehe) foi o meu presente, algo pelo qual ele é louco - cupcakes, da Cupcake
Royale! Ofereci os cupcakes sazonais (ver foto), se bem me lembro foram: o cupcake candy cane, o cupcake eggnog (uma bebida sazonal feita de leite, ovos e especiarias), o cupcake de chocolate com cobertura de alfazema, e não me lembro o último ... tudo só para ele!E porque vale a pena comemorar cada ano de nossas vidas (o meu é daqui a uma semana!), o bolo de aniversário tinha mais de 30 velas ;).



O 3º e último sobre o qual eu vou escrever foi uma festa, uma festa de Natal com troca de presentes! Foi a White Elephant Party Gift Exchange! whooo hooo!
Foi minha primeira e ... foi um ESPECTÁCULO! (apresentação em cima) Este tipo de festas são muito populares aqui nos States, na verdade acho que os americanos são mestres do entretenimento, eles sabem como entreter as pessoas, sabem como reunir as pessoas. O Natal é a época perfeita para fazer isso. E quais são as regras? Muito simples: cada um traz um presente (de preferência uma coisa estranha e barata), e se a festa é no Natal, colocamos todos os presentes em redor da árvore de Natal. A pessoa responsável pela troca de presentes escreve números de 1 a N, onde N = número total de presentes, em pequenos pedaços de papel, um pedaço para cada número. No total, temos N bocadinhos de papel com um número específico escrito. A mesma pessoa coloca todos estes pedaços de papel numerados num saco (que não seja transparente, o nosso era de veludo preto), e pede a cada pessoa que trouxe um presente para tirar do saco um pedaço de papel numerado. Esse é o nosso número. Quando todos os convidados estão prontos para trocar os presentes, o organizador chama a pessoa que tem o número 1. Essa pessoa é a mais sortuda do grupo! Ele/ela é a primeiro/a a escolher entre os N presentes disponíveis. Logo a seguir é chamado o número 2. A pessoa escolhe o presente e abre-o , e depois pode escolher ficar com ela ou roubar o presente de outra pessoa, neste caso, o do número 1. Se o número 2 escolher roubar o número 1, o número 1 tem que dar o seu presente e número 1 é chamado novamente para abrir outro presente. O número 1 não pode recuperar seu presente original, roubado pelo número 2, é obrigado a ficar com o presente escolhido nesta ronda.
Número 2 só pode ser roubado pelo número 3 ou outros depois dele. Número 3 é chamado e escolhe um presente. Depois de o abrir, decide se quer ficar com ele ou roubar o presente do número 1 ou do número 2. Se decidir roubar, então o número que foi roubado é chamado mais uma vez para escolher outro presente. E continua assim até o último presente ser aberto. Ninguém pode ser roubado mais de duas vezes.

No final, todos ficam com um presente, ninguém fica de fora.
Acreditem, esta troca é muito engraçado, porque as pessoas costumam trazer presentes esquisitíssimos!

A Dawn (minha amiga do Tango) convidou-me a mim e à Jess convidou-me para esta festa, que estava a ser organizada por outros amigso dela. Ao telefone: "Susana, vem formal para festa e traz um presente barato!". Vem formal para festa ?!?!?!?! Assim que delsigámos, corri para o armário para verificar que roupas chiques tinha eu. Nenhuma! Tudo em Portugal. Pânico! "A Macys vai salvar-me, de certeza!" E assim foi, fui capaz de encontrar um vestido preto bonito e simples, perfeito para a festa. Como acessório usei um fio metálico ao pescoço feito à mão (uma amiga da minha mãe que o fez), e recebi muitos elogios por causa do fio colar;). O meu presente foi o Anjo da Amizade, os meus anjos favoritos, feitos em madeira. Eu gosto muito de anjos e estes deixam-me sem palavras! Eu tenho o Anjo da Oração aqui no meu altar e do conjunto de Natal está na minha lista de compras :).
A festa ocorreu no apartamento de um casal amigo da Dawn, um apartamento espectacular no último andar de um prédio de 3 andares, com uma vista deslumbrante sobre a marina de Ballard. De tirar o fôlego! Éramos mais de 20 pessoas, os homens lindos nos seus fatos pretos e as mulheres muito femininas nos seus vestidos. Todos muito simpáticos. Antes de chegarmos, a Jess confidenciou-me qual era o seu presente, um conjunto de cuecas da Victoria's Secret e eu partilhei com ela qual era o meu, e prometemos abrir os presentes uma da outra.Quando tudo ficou estabelecido para a troca de presentes, um amigo de Dawn começou a andar pelos convidados com um saco preto na mão a pedir para tirarmos um número.
A mim saiu-me ... o número 1! Dawn ficou super contente e só gritava "Susana tem o número 1, yeah!". Eu ainda não sabia as regras nessa altura, comecei a sentir-me nervosa! Pedi à Jess para me explicar as regras do jogo. Ela explicou, várias vezes, ao mesmo tempo que me tentava acalmar com "relaxa Susana, vai tudo correr bem!" oh man .....
O jogo começou - sou chamada e eu escolhi o presente da Jess. Assim que as mulheres se aperceberam do que era, tiverem um surto histérico!LOL

Todas quiseram ver a roupa interior, as cuecas eram realmente bonitas e muito coloridas. O nº 2 é chamado, e ela decide roubar-me. Eu fui "forçada" a dar as minhas cuecas, nãoooooooooooo não é justo! :). Então, lá fui eu mais uma vez escolher outro presente. Calhou-me um objecto estranhíssimo que nem consegui identificar. Eu não queria aquilo, e felizmente, uns números mais tarde, roubaram-me o presente para meu alívio. E mais uma vez lá fui eu , para escolher o meu 3º presente, um conjunto de gel de banho e hidratante corporal com um perfume de jasmim. Delicioso! A esta altura, a confusão foi instalada na sala, pois só restavam muito poucos presentes. Desta vez, ninguém roubou o meu, graças a Deus! Entretanto, o nº da Jess é chamado e ela escolheu o meu presente, o anjinho de madeira, adorou! Quando o abriu na frente de todos, as pessoas que ainda não tinham sido chamadas reagiram "Tãooooo bonito!", e então, para proteger o presente dela, a Jess, num movimento muito sutil, retirou-se da confusão e manteve-se nos bastidores, muito quietinha, até o final do jogo. Ninguém se lembrou mais dela e ela ficou com a prenda!
Houveram presentes agradável, divertidos e muito estranhos. O mais estranho foi um conjunto de uma espécie de papel de protecção que usamos nas casas-de-banho públicas quando precisamos sentar na sanita, e que, normalmente, está disponível dentro de uma caixa metálica/plástico por cima da sanita.
No final, o saldo foi muito positivo, gostei de ter estado com eles, mesmo só conhecendo algumas pessoas, todos eles, sem excepção, foram super simpáticos comigo, uma pessoa de fora. Não é toda a gente que tem esta abertura.
Espero um dia eu ter a oportunidade de organizar algo assim cá em Portugal!
Todos os outros eventos de Dezembro estiveram ligados ao Tango, aquelas milongas formais, à média luz, num ambiente envolvente de muito sentimento e muita sensualidade, mas infelizmente não tenho fotos deles, por isso fica só a menção, para eu mais tarde recordar a magia destes momentos.


Até ao próximo.Boa semana! :) **

No comments: