09 July, 2011

The Hills are Alive ... :)

[Fotos? no fim de toda a escrita! :)]


Quem me conhece sabe que sou uma FÃ incondicional deste filme, já o vi CENTENAS de vezes e continuo a vê-lo com o mesmo entusiasmo. Tenho a banda sonora do filme e ultimamente tenho cantado e cantado, alto e bom som, algumas das músicas que simplesmente ADORO!

Mas... oh Susana, o que é que te deu para escreveres sobre o filme Música no Coração (The Sound of Music)?
É que, por causa do filme, eu nutro uma enorme vontade de conhecer a Aústria e em Abril deste ano, por motivos profissionais, eu ESTIVE na Aústria!! Foi um evento e tanto e é isso que vos quero contar! ;)

Todos os anos acontece uma mega conferência na área das Geociências: Atmosfera, Oceano e Geofísica. Costumava ser em Nice, França, mas devido à quantidade crescente de participantes, nos últimos anos esta conferência tem tido lugar em Viena, Aústria. Em geral, como são conferências muito grandes eu não ligo muito, mas este ano foi diferente: havia uma sessão de trabalhos que englobava o meu tema: convecção e nuvens, e quando eu vi o programa, fiquei mesmo entusiasmada! A esta, eu VOU!
Foram quase 11000 partcipantes e estiverem representados 96 países!






E assim foi, no dia 2 de Abril de 2011 rumei a Viena de Aústria, num entusiasmo que vcs nem conseguem imaginar. Cheguei cedo, a meio da tarde, para poder ter tempo para fazer as coisas com calma, sem correrias, levava já tudo memorizado: que autocarro apanhar do aeroporto para o hostel, comprei o passe  metro no aeroporto, a linha de metro que me ia levar ao hostel. 
Correu tudo bem, no autocarro que apanhei iam mais pessoas para a conferência, tal como no avião (carregavam os canudos com os posters, como eu!), foi só segui-los. Nunca me senti intimidada, apesar de  Inglês não ser a língua dominante. 

Cheguei ao hostel muito rapidamente, e estava com algum receio do local, porque as experiências em hostels nem sempre são muito boas, mas a Rosita, minha colega de doutoramento em Aveiro e com quem ia dividir o quarto, marcou este especificamente não só por causa da localização (fica mesmo em frente ao Naschtmarkt, um mercado de frutas, legumes, cafés e restaurante, MUITO bom mesmo!), mas porque tinha sido inaugurado há 1 mês!
E, sem dúvida, tivemos todos uma Excelente estadia no WOMBATS CITY HOSTEL at Naschtmark. Foram 7 noites, que me ficaram em menos de 120 Euros, buffet de pequeno almoço por 3,70 Euros/dia, tem uma cozinha totalmente equipada para cozinharmos, um bar, um lounge, uma sala para deixarmos as nossas bagagens, os quartos bem equipados com cacifos e WC (que eram limpas todos os dias), roupa de cama, também dão uma toalha para o caso de nos termos esquecido de levar as nossas próprias toalhas e têm quartos de diversos estilos. Vêem-se pessoas de todas as idades e estava lá imensa gente que iria participar na EGU.

Como marcamos muito em cima da hora, ficamos num quarto de 4 pessoas (2 beliches) misto. A parte do MISTO foi a que eu dei menos atenção, porque fiquei presa ao facto de dividir o quarto com mais 2 pessoas que eu não conhecia de lado nenhum - iria ser uma forçamento dos meus próprios limites!
A Rosita foi a 2ª pessoa a chegar, eu enviei-lhe todas as directrizes via tlmv e poucas horas depois lá estava ela. Escolhemos as camas de baixo, pois nenhuma de nós gostaria de ficar a dormir nas camas de cima. Ora, estavámos nós a prepararmo-nos para ir jantar quando se abre o porta do quarto e entra a 3ª pessoa: era um.... HOMEM! eu fiquei em estado de choque! LOL, só queria dizer que se tinha enganado no quarto, mas antes de abrir da boca, ele abriu a dele e num sorriso bem aberto cumprimentou-nos. A Rosita não conseguia parar de se rir por causa da expressão chocada que eu apresentava - "Susana, eu disse-te que o quarto era misto!!!"hehehehe  - "Isso significa que ainda vem outro?!", e depois do Alex, chegou o Markus, ambos Alemães e muito simpáticos. O Alex divertido e brincalhão, o Markus mais tímido mas muito querido.
Eu não me senti lá muito à vontade: as raparigas a terem que andar sempre na WC para se vestirem e despirem, e os rapazes a andarem à vontade pelo quarto de boxers!!! Quando eu vi aqueles 2 pares de pernas a andarem pelo quarto, só pisquei o olho para a Rosita e lá fora disse-lhe: "Muito bem!! a minha 1ª vez em Viena, estou a adorar! Não só a cidade é catita, o hostel é um espectáculo e barato e de bónus temos uns belos pares de pernas masculinas a dividir o quarto connosco. Melhor é Impossível!!" LOL
Mas no final, eles foram uns queridos o tempo todo  e muito limpinhos na WC, nem pareciam homens e muito menos Alemães. Na 1ª noite não dormimos nada porque eles ressonavam muito, mas tivemos que nos habituar e o resto da semana correu bem melhor. O Alex não esteve muito tempo connosco porque era assistente na conferência, mas ao final da noite arrastava o pessoal todo para o bar do hostel para falarmos e sempre que podia vinha para jantar connosco (era ou não era um querido :-) ?). O Markus era a mesma coisa, inclusive como já conhecia bem a cidade passeou connosco algumas vezes e teve uma paciência de Santo quando nos resolveu levar a visitar o Schonbrunn - o Palácio Imperial. Foram horas de visita e nós a 2 a querermos ir a todo o lado e ele sempre connosco.
E para tirar a prova dos nove e verem como eu não estou a exagerar quando escrevo que estes rapazes foram espectaculares, no Sabado dia 9 de Abril, dia em que todos regressámos a casa, a Rosita era a que tinah o voo mais cedo e saiu passava pouco das 5h da manhã. Eles os dois chegaram de madrugada a casa (nós os 3 tínhams o vôo de regresso só a meio da tarde), e levantaram-se os dois, às 5 da amnhã, para se despedir da Rosita - eu não ouvi nada, dormia profundamente. E esta, hein? :)

A Cidade de Viena é muito bonita, bonita mesmo! Tinha muitas expectactivas e vim de lá Feliz, muito contente! 
Queria ir muito a esta conferência, sentia que devia ir, e em termos proffisionais "lavei a alma" como se costuma dizer! Assisti a seminários sobre a dinâmica da meteorologia que me encheram as medidas e me lembraram por que é que eu estou na Ciência e nas Ciências Atmosféricas, fiz contactos, esclareci dúvidas em relação ao meu trabalho, falei com verdadeiros profissionais com quem tive o prazer de discutir um pouco da "minha Ciência" e até me ofereceram emprego!! Uma das ofertas está a ser cozinhada, lá mais para a frente digo qualquer coisa ;).

Voltando à cidade, sente-se em todo o lado a presença fortíssima da Igreja Católica e como eles são devotos, a arquitectura direita e de muitas figuras, principalmente nos telhados, as Igrejas em quase todo o lado, a limpeza e organização, e a rede de metro leva-nos a todo o lado. Não consegui ver tudo. É uma cidade cara, paga-se para ver quase todos os monumentos (Adorei o Palácio Imperial e tive vontade de dançar a valsa que tocava no Grande Salão de bailes - é um recuar no tempo!) e a Catedral de Santo Estevão estava em obras e com muitas pessoas lá dentro. Muito, muito turismo! Sendo eu vegetariana não senti qualquer dificuldade em alimentar-me e nos menus havia sempre um prato vegetariano, o que é muito bom. :)
Foi com dificuldade que me vim embora, confesso, queria ficar mais, ver mais e ter tempo para viajar até Salzburg, subir à montanhas, cantar e dançar, e dar-me a doideira completa e vir carregada de imãs para o frigorífico alusivos ao filme "Música no Coração" - e mais tarde poder gozer comigo própria dizendo "Susana, perdeste a cabeça!!!" LOL.
Fica para a próxima, porque vai haver uma próxima, tenho a certeza! hehehehe

Deixo-vos aqui algumas fotos, em slide show, com comentários, para conseguirem identificar os sítios onde estive e que visitei. Se um dia puderem, não hesitem, vale a pena!!




Fiquem bem e até ao proximo!
Um beijo na alma :}**


PS - vi TODOS os filmes da Sissi dezenas de vezes - a actriz era bem mais bonita que a Sissi real!

4 comments:

Andreia said...

Oi Su,
"Uma das ofertas está a ser cozinhada, lá mais para a frente digo qualquer coisa ;)."
Conta tudo! Estou curiosa...
bjs e tudo de bom,andreia

Daisy said...

hehehehehe

ainda não posso lol o segredo é a alma do negócio ;-), mas assim que houverem novidades eu conto, vai ser difícil silenciar o meu entusiasmo, já sabes como é!! hehehehe

Conseguiste ver o slide show com as fotos?
Quando edito o 'post' aparece, quando o vejo através do Safari, o slideshow não aparece... não sei o que se passa :-s.

Um beijinho grande grande!

Astrid Annabelle said...

Olá Daisy! Viva!
Adorei você e o seu blog!!!!
E todos os seus cantinhos.
Agradeço pelo link do Navegante...
Beijos
Astrid Annabelle

Daisy said...

Astrid Viva!

demorou a vir o agradecimento ao seu comentário, mas veio: Grata, Muito Grata pela sua visita ao meu Cantinho na web, mas ainda mais Grata por nos termos cruzado no nosso percurso de mais esta Vida e ainda mais grata pela Luz que trouxe à minha vida.

Um beijo na alma :}**
Susana.