07 October, 2011

Que saudades de Alga Nori com aquele arroz especial ;)

Este longo título só para não escrever que o que vos vou apresentar a seguir é sushi vegetariano! :) mas o que é que querem? sinto-me inspirada... não há nada a fazer! :p

Hoje escrevo da minha casa. 
É tão importante este facto que o estou a mencionar, que tenho necessidade de o escrever. Escrevo-o mais para mim, mas aqueles que me acompanham sabem bem o peso que este evento tem na minha vida actual. Estou no meu Cantinho, rodeada deste silêncio tão precioso que encanta os meus sentidos, que abraça a minha alma. Como estava precisada de uns dias assim. Há já alguns meses que não passava cá mais de 2 dias, desta vez é 1 semana. 
Sabe tão bem! sentar-me no sofá, as janelas todas abertas para deixar entrar esta brasa alentejana, os vizinhos que entram e saem das suas casas, as crianças que brincam na praceta.... eu simplesmente fecho os olhos e oiço.... e sabe bem! esta paz interior, este regresso a mim própria, este sentimento de entrar na cozinha e ter uma explosão cerebral de ideias para fazer: scones, sushi, tarte de abóbora, bolos, um esparguete à bolonhesa (com seitan, claro!) e um sorriso enorme se abre... e claro está! dei asas à minha vontade de cozinhar e como andava com umas saudades imensas de comer alga nori, meti mãos à obra e fiz o que vos mostro a seguir.


O 1º foi totalmente uma invenção. Tinha hummus, que é aquele paté de grão com/sem ervas aromáticas, agora, como foi feito há algum tempo, não me lembro se era hummus cru (com grão germinado, que ficou super bom!) ou se era hummus feito com grão cozido. Seja qual foi, esta-espécie-de-sushi-com-hummus ficou bem boa! 
O segredo é o hummus não estar muito líquido ou não ter muita água, para não humedecer demais a alga nori. De resto, faz-se tudo igual, comos e estivessem a preparar sushi normal: cortam os legumes em fatias finas e sob o comprimento, estendem a alga nori tostada, espalham uma boa camada de hummus sobre a alga, colocam um bocadinho de pasta picante (para quem gosta) e dispõe umas tiras dos legumes que prepararam (utilizei cenouras e 1 pimento vermelho) e enrolam. Cortam em rodelas pequenas e servem com molho de soja e gengibre às fatias.

Umas fotos para vos inspirar:


As fotos que vêm a seguir são bem mais recentes. 
É o sushi normal vegetariano, com pêra abacate (também tinha desejos desta fruta, quase não chegava a tempo do sushi de tantos olhares comilões que lhe lancei hehehehe), cenoura e pimento, mas o arroz levou o tempero desta receita do Dr. Ben Kim. Uma delícia! 
Também dei uma espreitadela nos videos da HealthyVegan, o que ajuda muito para quem nunca fez ou precisa relembrar, como foi o caso.


Aqui estão:



Animados para experimentar? para colocar as mãos na massa? espero que sim! :)

Ainda tenho mais umas experiências culinárias para partilhar.

Volto em breve!

Um beijo :}**

No comments: