23 December, 2011

Festas Felizes! :-)


Presépio da Ordem Hospitaleira S. João de Deus, Lisboa



Queridos Amigos,

infelizmente o verdadeiro Natal ainda não é 365 dias por ano, infelizmente o Natal ainda não é vivido de dentro para fora**... mas aproveitemos esta altura para elevarmos os nossos corações ao alto em agradecimento puro e sincero, por mais um ano de vida que passou e outro que está mesmo ao virar da esquina, e que virá repleto de oportunidades de crescimento e melhoramento, de trabalho na nossa reforma íntima, de trabalho na educação e aquisição de mais e novos valores morais. 
Que a coragem e o amor estejam sempre connosco, orientando os nossos pensamentos, palavras, actos e comportamentos!

Com carinho e muita Paz,
Susana.



---

** São poucos os que, nesta sociedade que parece enlouquecida, sentem mesmo o Natal, vivem o Natal internamente e esse sentimento passa para fora. A violência está em todo o lado e não falo da violência que é noticiada na TV, nos jornais, de "faz-de-conta" de filmes, estou a falar da violência para connosco mesmos e para com os nosso próximo, aquela do dia-a-dia, seja em família, amigos, colegas de trabalho, pessoas com quem nos cruzamos na rua. Essa está sempre presente! Grita, revolta, enraivecida, faz barulho é como um vírus que se propaga, uma onda que nos invade e nos agarra sem nós percebermos e aí vamos nós, com ela, a deixar ela entrar e tomar conta de nós.


NÃO! NÃO! NÃO!


Vamos parar esta espiral de violência, não vamos deixar que ela tome conta de nós, vamos silenciar, não precisamos de responder na mesma moeda, de dar o troco, responder a um insulto com outro insulto. Isto é um corrente, que ao responder, ao atacar, estamos a alimentar sem saber! 
Vamos ser mais fortes e pará-la! falta-nos muito Amor, tudo isto é espelho de uma carência muito grande, vamos trabalhar em nós para mudar o rumo destes acontecimentos do dia-a-dia, porque a não-violência começa a nós. Vamos mostrar a face de pessoas de Bem a quem não conhece tão bem o que é ser isto.


Hoje, nas minhas idas e vindas, por sítios altamente movimentados, em plena época Natalícia, em que a maior lição, a maior Lei é a Lei do AMOR e que deveria, pelo menos nesta época, reger todos os nossos actos e pensamentos, vi actos de violência de pessoas para com outros desconhecidos para elas que me deixou triste... e pensativa: afinal do Natal começa só da "porta da minha casa para dentro" e se estas pessoas tomam estas atitudes nesta época, onde a solidariedade e a fraternidade deveria tomar conta de nós, eu nem quero imaginar como eles se comportam o resto do ano!


Natal é celebrar o nascimento de Cristo, Aquele que nos veio ensinar o que é o AMOR, e nos dizer que o Orgulho, é a FONTE de todas as misérias humanas, de todos os nossos males (E.S.Esp), vamos, então, arregaçar as mangas e trabalhar em nós mesmos para erradicá-lo por completo de dentro de nós. Com Ânimo, Força e Coragem!

---

No comments: