26 April, 2012

Como tudo começou :-)



Acho engraçada a ideia de terminar o blogue escrevendo como tudo começou, isto é, o início da minha aventura, como escolhi este tema de estudo. Por que razão a escolha das Ciências da Atmosfera? :-)



Sabem que eu tenho tido alguma dificuldade em relembrar factos e pessoas, dá-me brancas profundas e levo alguns dias até o processador cerebral conseguir aceder à informação necessária :-), no entanto, existem outros eventos que me lembro perfeitamente, mesmo que tenham passado décadas.

Agora que estou a escrever isto deu-me conta que estudo há quase 3 décadas, ca-ram-ba!!! :-O.
Um dia perguntaram-me se ia estudar para sempre? eu respondi que sim, a minha natureza tem uma componente mental muito forte, preciso de estímulo mental, existe uma necessidade de estar em permanente aquisição de conhecimento, em aprendizagem. Estranho... não é? :-)



Recuemos no tempo. 1º ano da década de 90. :-)

7º ano de escolaridade. Disciplina de Geografia. 

Naquele inverno, a Professora de Geografia ensinou-nos o lado físico da Geografia: mais concretamente, os centros de altas pressões, de baixas pressões, e o tempo atmosférico. Fiquei siderada, literalmente! O entusiasmo foi tal que não parava de falar sobre aquilo, e li e reli os livros, e na minha turma existia um menino cuja mãe trabalhava no INMG, na altura. Ela enviou, por ele, cartas de superfície com os símbolos marcados, para nós termos contacto com os produtos que fazem a previsão do tempo. Lembro-me bem que fui logo falar com ele a pedir-lhe informações sobre o que a mãe dele fazia :-), e um dia.... a mãe dele envia-me um envelope que continha várias cartas de superfície que guardo até hoje!
Depois desse momento, mudei de escola no 10º ano só para ter a disciplina de Geografia Física, e um dia, a passar em frente de uma livraria em Lisboa, vi um livro cujo título era Geografia Física 10º/11º anos de escolaridade, e voltei lá para o adquirir. Estava tão contente! Li, sublinhei, fiz resumos, sempre muito entusiasmada com o assunto.
Tudo o que se passava no céu ganhava uma nova vida, uma nova cor, um novo significado.
Infelizmente, por falta de alunos, a disciplina de Geografia Física não abriu naquele ano e eu fui adicionada à turma de Quimicotecnia e não pretendo repertir a graça nas minhas próximas 30 vidas! Éramos a turma do secundário com a maior carga horária, a entrar todos os dias às 8h30m, 1h30m de almoço e a sair quase todos os dias às 18h30m (!!!) como tínhamos imensas disciplinas de Química, o que não era nada do meu agrado e foi com bastante esforço que as fiz!
Mudei de escola novamente para fazer o 12º ano, o último ano em que o 12º ano tinha 3 cadeiras. Mudei de escola para fugir à Química e ingressei noutra em que tinha a opção da 3ª disciplina ser Geografia. Era Geografia Humana, mas muito melhor para mim.
A esta altura do campeonato já sabia que a FCUL era o meu destino. O curso de Ciência Geofísicas variante Meteorologia/Oceanografia estava lá à minha espera.
Lembro-me muito bem do dia em que fui fazer a minha 1ª matrícula. Estava com a minha mãe.
Lembro-me de sair do Serviços Académicos e estar a ler em voz alta as disciplinas que iria ter naquele 1º ano: "Análise Infinitesimal I, Álgebra Linear, Física I, Introdução à Física Experimental, Introdução à Meteorologia", isto no 1º semestre! Até disse: "Análise Infinitesimal I?! que nome assustador para uma cadeira!", segundos de silêncio enquanto observava a folha das cadeiras, "mãe, mãe! tenho 4 Análises Infinitesimais!!!!!" soube naquele momento que não iria ser "pêra-doce" e não foi.  Seguimos para a secretaria do Departamento de Física e foi lá, depois de ter sido atendida que fui praxada pela 1ª vez. Eles, tão queridos, fizeram-me pinturas na cara: raios, nuvens, um Sol. Estava bonito e muito contente!

Hoje, depois de muita "água correr debaixo da ponte", de todas as dificuldades sentidas inerentes à investigação nesta área, continuo de pedra e cal, com um entusiasmo mais calmo, mas existente, em relação à minha formação e ao caminho que escolhi. Continuo a olhar e a observar o céu, que me fascina, a tirar milhares de fotos de nuvens, sempre agarrada às imagens de satélite, de radar, e aos meus livros, para poder estar sempre a estudar :-) esta parte da grandiosa Obra que é a Natureza. 

Obrigada por terem acompanhado o blogue durante todos estes anos.

Fiquem bem!

Um beijo :-}**

1 comment:

Andreia said...

Hi Su,

Nao te vas embora sei nos dizer qual sera o teu proximo blogue?
Quero continuar a ter noticias tuas.
bjs e boa viagem,
andreia